TI – Entenda como é o mercado desse profissional

0
1120
ti-entenda-comoe-e-o-mercado-desse-profissional

Conhece o mercado de TI? O Grupo Asserth vai ajudar para que entenda o mercado desse profissional. Cada vez mais procurado no mercado e solicitado por empresas de todos os segmentos, o profissional de TI atua na área de Tecnologia da Informação, um mercado amplo e em crescimento. O setor, ao contrário do que se imagina, não é restrito à grandes instituições, mas está aberto para qualquer organização que queira se manter competitiva e atual.

Quem trabalha com TI está diretamente ligado ao progresso e à organização de empresas, órgãos públicos, entidades, escolas e etc., onde há algum tipo de infraestrutura tecnológica, não importando o tamanho do lugar, lá deve existir um “carinha do computador”.

O TI tornou-se parte essencial do fluxograma das instituições. O profissional de TI cria métodos e ferramentas para os processos de gestão das tecnologias da informação, visando administrar de forma segura as informações, além de planejar e organizar o uso de cada uma de maneira inteligente. O objetivo dessas ações é garantir competitividade às organizações.

O profissional dessa área pode atuar em três frentes:

  • Atuam como analistas de suporte técnico e administradores de redes;
  • São programadores e desenvolvedores;
  • Banco de dados. São os administradores de banco de dados (conhecidos como ADBs) e especialistas em servidores.

O mercado desse setor garante grandes oportunidades nos mais diversos setores, isso se dá porque vivemos em uma era onde todos os processos empresarias envolvem tecnologia, seja um processo simples como bater o ponto até o sistema de proteção dos dados dos clientes.

Conheça algumas características do profissional de TI:

Para se tornar um bom profissional de TI é necessário investir em si mesmo, busque atualização constantemente de seus conhecimentos. Existe uma vasta gama de cursos, nos mais diversos níveis, para quem aspira entrar no setor.

A tecnologia da informação também é terreno fértil para autodidatas. “O importante é ter domínio, uma condição avançada daquele conhecimento. Independentemente de se ele conseguiu o conhecimento sozinho, numa universidade ou num curso técnico.”, comentou Marcelo Moura, diretor de negócios do Grupo Impacta, em entrevista ao portal Olhar Digital.

A dedicação pessoal também é importante arma neste mercado. O profissional de TI deve ser um alguém de perfil analítico, com raciocínio lógico e diligência. Além disso, o inglês é obrigatório, e a pessoa que quiser chegar aos cargos mais altos, deve realizar uma pós-graduação para que se forme um perfil voltado a estratégias de negócios.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o mercado e o perfil do profissional de TI, que tal terceirizar esse setor com a melhor empresa do mercado que possui mais de 24 anos de experiencia na área? Conheça os benefícios dessa ação. Clique aqui.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui