Recursos Humanos – Entenda sua importância para a empresa.

0
2135
recursos-humanos-entenda-sua-importancia-para-a-empresa

A área de Recursos Humanos da empresa é de conhecimento geral, visto que é onde temos o primeiro e último contato com uma instituição. Entretanto, nem todos sabem exatamente qual é a função dessa área e a sua importância para a empresa e seus funcionários.

O Recursos Humanos começou a aparecer no cenário mundial no fim do século XIX, um pouco depois da Revolução Industrial. O objetivo principal de sua criação foi resolver possíveis conflitos entre os interesses da empresa e dos funcionários.

O escopo de atividades do profissional da área de RH evoluiu muito nas últimas décadas. Cada vez mais ele tem participação ativa no desenvolvimento e qualificação dos funcionários, contribuindo decisivamente para a melhora da produtividade e dos resultados gerais da organização.

Entre as suas funções, cabe ao profissional de RH a incumbência pelos processos de seleção, contratação, coordenação e treinamento de funcionários, além do desenvolvimento de técnicas e estratégias para a construção de relações sustentáveis nos diferentes ambientes hierárquicos e administração de talentos.

A tendência do mundo corporativo é a de valorizar cada vez mais as pessoas, incentivando o capital intelectual humano, e o setor de recursos humanos têm função primordial para que esse capital esteja de acordo com as propostas da empresa. É perceptível que o capital humano das organizações é o setor mais importante e, a partir disto, percebe-se como os administradores devem focar suas atenções a este segmento interno da organização.

Assim, o papel do departamento de recursos humanos é também o de apoiar funcionários, para além de trâmites burocráticos, buscando dar-lhes condições de aumentar a produtividade e fortalecer as competências da empresa. O objetivo deve ser o desenvolvimento de um ambiente encorajador da inovação, identificação com a organização, com a consequente geração de responsabilidade e dedicação por parte do profissional.

O RH também é responsável por identificar e formar líderes. Estas responsabilidades exigem que os profissionais ligados à área tenham muita desenvoltura para solucionar conflitos e promover as pessoas certas.

Outro ponto é o fato de o RH contribuir para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, os tornando mais eficazes, motivados, capazes de resolver problemas e, consequentemente, trazendo mais resultados para a empresa, ajudando para que os objetivos do negócio sejam atingidos com excelência e em um prazo menor.

Percebeu o quanto o RH é importante? Que tal contratar uma empresa terceirizada para recrutar os profissionais da área administrativa? Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui