Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial

0
1997
sustentabilidade-e-responsabilidade-social-empresarial

Entende o que é Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial? O consumo consciente está cada vez mais presente no dia a dia, e o consumidor final está cada vez mais exigente na hora de analisar quais empresas se comprometem mais com o ambiente. Entenda a importância dessas ações.

A responsabilidade social mostra o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, e muitos consumidores dão prioridade às empresas que promovem essas ações.

Essas ações desencadeiam no mercado uma onda de responsabilidade corporativa social, que empresas espalhadas pelo mundo, de todos os tamanhos e setores, estão adotando e promovendo.

Compreender essa mudança no cenário empresarial é essencial para a competitividade, pois o mercado está cada vez mais transparente e competitivo, se tornando uma oportunidade para que as empresas programem práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura para atender às exigências legais, mas também com a intenção de melhor se colocar no mercado.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial está baseada em três aspectos básicos: o ambiental, o econômico e o social.

O primeiro aspecto diz respeito ao uso racional dos recursos naturais e da maximização dos impactos ambientais positivos no ciclo de vida dos produtos, desde a extração da matéria-prima até a sua utilização final.

De forma simples, cabe à empresa preocupar-se com os impactos ambientais positivos e negativos da sua atividade produtiva, tentando elevar sua credibilidade e minimizar os possíveis impactos sociais e ambientais causados.

Quanto ao aspecto econômico, o mesmo trata da sustentabilidade dos negócios das empresas, que devem buscar constantemente a lucratividade e a remuneração do capital. Já no âmbito social, são levadas em consideração as políticas de responsabilidade social e sua utilização formal no ambiente corporativo.

Lembrando que não é possível exercer Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial isoladamente.

É preciso trabalhar, engajando e convencendo, os diversos públicos de uma empresa, para que se obtenha legitimidade, respeitando as identidades, os princípios e os valores desses diversos fatores.

Quais os benefícios da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial?

Alguns benefícios que poderão ser contabilizados com essa mudança de atitude são valorização da marca, fortalecimento da reputação, melhoria do gerenciamento de risco, melhoria das condições de competitividade e maior valor agregado para a sociedade.

Essas ações se viabilizam via condutas de indivíduos, grupos, organizações e redes.

Agora que você já entende a importância da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial, que tal saber mais sobre Cultura Organizacional? Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui