Fluxo de Cadência – Um plano sistematizado para as interações

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Estruturar um processo de vendas eficiente não é fácil, principalmente quando para aquelas vendas que são trabalhadas e realizadas de dentro do escritório. Para facilitar essa estruturação é melhor contar com um bom fluxo de cadência como aliado.

Fluxo de cadência no processo de vendas é um plano sistematizado que planeja as interações que o time de vendas deve fazer com os prospects ou os leads e o intervalo entre elas.

O fluxo de cadência dá ritmo e organização à gestão, sistematizando o processo de vendas com estratégias pré-fixadas.

Para que serve o Fluxo de Cadência?

O fluxo de cadência serve para fornecer uma estrutura de atividades que podem ser executadas e repetidas pelo vendedor com o objetivo de otimizar o tempo e melhorar os resultados de vendas.

Isso aumenta as chances do prospect entrar no seu funil de vendas e se tornar um lead e também ajuda o lead a ir passando de etapa até chegar na hora na fase de venda efetivamente.

Segundo a Hubspot, menos de 50% das vendas são realizadas nos primeiros três contatos e é justamente pensando nisso que meu fluxo se encaixava.

Não há um número exato de contatos, isso deve ser definido de acordo com o tipo de negócio e as metas pré estabelecidas. Entretanto o fluxo de cadência é geralmente composto por seis contatos, quatro deles e-mails e duas ligações.

O que deve ter um Fluxo de Decadência?

Um fluxo de cadência deve ter:

  • Planejamento sistematizado: o vendedor deve saber exatamente quando entrar em contato com cada prospect ou lead e respeitar esses prazos;
  • Interações bem estudadas: o espaçamento entre uma iteração e outra e o conteúdo desses contatos não devem ser escolhidos aleatoriamente, é preciso estudo e muitos testes.
  • Variação entre os métodos de comunicação: sem essa de ligar para a pessoa várias vezes na semana, não existe só esse tipo de comunicação. É preciso variar para que o lead/prospect te veja em todos os lugares (e-mail, telefone, SMS, redes sociais etc).

O sucesso vai depender do segmento, do tipo de produto/solução que é fornecido, do ticket médio, etc. Por isso, teste sempre que possível!

Entendeu como funciona o Fluxo de Cadência? Que tal entender melhor como funciona a Prospecção de Clientes, clique aqui e saiba mais.

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