Conheça algumas métricas e indicadores do setor de TI

0
1230
conheca-algumas-metricas-e-indicadores-do-setor-de-ti

Para conhecer a eficiência do setor de TI, é preciso realizar avaliações periódicas da área. Sem essas avaliações não há como saber se a Tecnologia da Informação está atingindo os seus objetivos e afetando positivamente os resultados da organização.

Traçar metas e objetivos para o TI não é tarefa fácil, por isso, os indicadores de desempenho são indispensáveis. O ideal é uma combinação entre metas operacionais e estratégicas, que sejam capazes de demonstrar a dimensão e o impacto das ações da TI nos resultados da organização.

Antes de falarmos sobre os principais indicadores, é preciso entender a diferença entre métricas e indicadores de desempenho.

Métricas são números absolutos, que traduzem a produtividade da área. Já os indicadores de desempenho estão ligados ao negócio em si, e representam a forma como o setor contribui para o resultado final da empresa.

Se o seu TI consegue ser ágil em atendimentos, tem mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento de softwares, contribuindo para o resultado final da organização.

Conheça as principais métricas e indicadores de desempenho para o TI:

Métricas

Atendimento as demandas

O atendimento as demandas é uma das principais tarefas do setor, principalmente, quando elas vêm da área comercial. Essa métrica diz respeito a qualidade e agilidade do atendimento aos chamados.

Nível de satisfação

Não adianta medir a quantidade de chamados atendidos, se não tem uma ferramenta para que os funcionários possam avaliar o atendimento. Isso é muito importante para que se saiba como anda a qualidade dos serviços prestados pela sua área.

Prazos de entrega

Obviamente que isso depende da complexidade do trabalho, mas é necessário ter uma métrica capaz de demonstrar a agilidade da área nesse quesito também.

Indicadores de desempenho

Capacidade

Esse indicador quantifica o que a Tecnologia da Informação é capaz de produzir dentro de um intervalo de tempo preestabelecido. A diferença entre este número e a métrica de prazos de entrega, é que esta é medida por um tempo absoluto.

Produtividade

Produtividade está ligada à eficiência dos processos da TI, medindo a proporção de recursos empregados em relação à entrega de soluções. De forma simples a produtividade mostra o quanto a Tecnologia da Informação é capaz de fazer com um número X de recursos.

Qualidade

A qualidade dos serviços prestados está relacionada à eficácia da Tecnologia da Informação. Neste caso, a medição mostra se as metas e objetivos que você estabeleceu no planejamento da sua área foram cumpridos com qualidade e dentro do prazo estabelecido.

Existem muitos outros indicadores que variam conforme a necessidade de cada tipo de empresa.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as métricas do setor de TI, que tal terceirizar esse setor? Conheça os benefícios dessa ação. Clique aqui.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui