A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida cotidiana, seja no atendimento virtual ou em áreas em que o público geral não tem conhecimento. E uma delas é o BPO.
O uso da IA no processo de outsourcing pode acelerar muito o workflow, automatizando partes do processo, com menor complexidade, como por exemplo filtrar uma base de dados.
Com o uso bem executado da inteligência artificial as partes mais mecânicas do processo podem ser executadas sem a necessidade de desprender profissionais para isso, o que sem dúvida traz eficiência e economia.
Vamos listar benefícios importantes da IA no BPO:
– Produção de escala.
Quando falamos em escala é difícil não pensar em etapas, toda grande empresa tem uma série de etapas a serem realizadas em todos os setores da empresa.
No departamento financeiro, por exemplo, uma empresa que terceirize seu financeiro precisa passar os dados para uma terceira, que irá filtrar os mesmos, organizar, executar sua parte do serviço, analisar e devolver os relatórios esperados, cada empresa tem seu workflow, mas essa é uma ideia básica.
Com esse processo sendo automatizado podemos reduzir o trabalho em pelo menos duas partes, no recebimento e filtragem de dados e no envio de dados direcionados sempre para as pessoas que precisam receber os mesmos.
Estamos falando de uma empresa grande, então podemos considerar que a quantidade de dados não será pequena, pode haver diferenças nos relatórios enviados, formatos de texto, colunas e tantas variáveis que levaria dias para uma ou até mesmo duas pessoas filtrarem.
– Melhoria contínua do Processos
Assim como ensinar um funcionário a IA tem seu tempo de aprendizado, erros podem ocorrer no começo, mas com o passar do tempo, a precisão e a velocidade com que a IA irá receber, filtrar, e até interpretar os dados é incomparável ao ser humano.
Isso torna o processo menos mecânico e mais analítico, formando funcionários mais preparados para assumir cargos maiores, uma vez que analisarão e gerenciarão dados desde cedo e auxiliarão na manutenção dos processos tecnológicos.
Quando falamos em uma empresa grande a escala que isso toma é inconcebível para o público que usa IA somente para atendimento virtual.
– Sua empresa sempre pronta para crescer
A tecnologia geralmente vem para ficar e quem sai na frente sempre tem vantagens, entretanto no caso de inteligências artificiais o tempo é sempre um benefício, aprimoramento é sempre bem-vindo e só vem com aplicação.
Empresas buscam maior eficiência cada vez mais a IA se torna uma alternativa, embora seu desenvolvimento não seja tão simples suas funcionalidades são quase ilimitadas.
Muitas IA’s têm seus códigos disponibilizados facilitando a implementação por empresas sem muito custo, entretanto para processos mais específicos e complexos, há certamente um custo maior para desenvolvimento. Esse custo é o fator primordial que segura a democratização da inteligência artificial e sua ampla utilização.
– Redução de custos
A escala não é apenas benéfica para as empresas grandes, quanto mais difundida e utilizada foi a IA menor será o custo de desenvolvimento, por isso a oferta de programadores também aumentará e isso alimentará o mercado.
Empresas poderão utilizar dos mais básicos benefícios das IA’s até automatizar os mais complexos e variáveis processos. Quanto mais desenvolvida e alimentada de dados for uma IA, mais eficiente e produtiva ela será, promovendo diferenciais competitivos para a empresa.
E a boa notícia é que o custo está baixando e se tornando viável para todas as empresas!
Portanto, antecipe-se e posicione sua empresa em patamares mais elevados, para isso conte com parceiros que conseguirão auxiliar a promover mudanças importantes em seus processos de negócio com eficácia e agilidade.
Asserth na sua escolha!