Trabalho Temporário – Uma forma de aquecer o mercado de trabalho

0
1214
trabalho-temporario-uma-forma-de-aquecer-o-mercado-de-trabalho

O Trabalho Temporário como uma forma de aquecer o mercado de trabalho está cada vez mais comum. Como já falamos aqui, esse tipo de contratação é uma boa opção para suprir a demanda do negócio em determinadas épocas do ano, para substituir funcionários de férias ou licença ou mesmo como uma alternativa para períodos de crise.

Para suprir toda essa demanda, muitos empresários firmam contratos temporários com novos funcionários. Assim, essas pessoas passam a trabalhar com prazo determinado para o fim do acordo. Isso acontece com muita frequência em datas comemorativas como o Natal, Ano Novo ou, dependendo do lugar, épocas de veraneio em cidades do litoral.

E por que as pessoas estão procurando por trabalho temporário?

Com uma taxa de desemprego em 13,1% no primeiro trimestre do ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros veem no Trabalho Temporário uma forma de se manter ativo no mercado de trabalho e de obter experiencia em diversas áreas, além disso, a flexibilidade de horário é outro grande atrativo nesse modelo de contrato.

Em certas indústrias, como empresas de tecnologia e engenharia, o trabalho temporário ou por projeto é considerado mais desejável pela maioria dos profissionais, principalmente por ser uma maneira de estar envolvido em grandes implantações, além de servir como evidência no mercado, enriquecendo o currículo e adquirindo novas habilidades. Assim, como mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo, os profissionais ficam mais dispostos a assumir empregos temporários.

Benefícios para as empresas

Trabalhadores temporários ajudam a desenvolver os negócios, reduzindo custos. Cada vez mais empresas estão assumindo um maior volume deste tipo de profissional, sobretudo por enxergarem que suas economias estarão significativamente favorecidas não apenas em relação às despesas gerais e benefícios, mas também em custos flexíveis, como encargos adicionais, treinamentos etc.

Por não ter custo adicional como aviso prévio indenizável, ou multa de FGTS, o temporário passa a ser uma alternativa vantajosa. É um contrato pré-determinado pois tem início e fim. O término é de acordo com o motivo que justificou a contratação. Se o motivo acabar com um mês e meio, o termino do contrato acontece neste período sem custo adicional.

Outra vantagem é o recrutamento e a seleção sem custo. Ele não paga por este processo, não envolve a equipe dele, ou seja, é um custo que não precisa acontecer internamente e tem a possibilidade de conhecer um bom profissional para depois efetivar no futuro.

Agora que você entendeu que o Trabalho Temporário é uma forma de aquecer o mercado de trabalho, que tal conhecer uma pouco mais sobre como melhorar seu currículo? Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui