Marketing de Gentileza, já ouviu falar? O mundo está cada vez mais agressivo e as pessoas mais individualistas, e espalhar a gentileza pode mudar as relações.
O Marketing de Gentileza pode ser aplicado no dia a dia com algumas atitudes simples e tem forte relação com as pessoas, uma das premissas do Marketing.
Desenvolvido por Laíze Damasceno, jornalista, palestrante e consultora de Comunicação e Marketing Digital com foco em conteúdo e relacionamento com o cliente, o MG tem uma visão diferenciada.
“Marketing não é apenas sobre marcas, produtos, serviços ou eventos. É sobre relações humanas, ou seja, ele passa a ser construído a partir de um relacionamento profundo com o cliente, onde a gentileza está presente em cada ação virtual da empresa”, afirma a Laíze.
A metodologia desenvolvida por ela se apoia em fundamentos da “gentileza” nas relações, sobretudo virtuais, a fim de conquistar a confiança das pessoas. “Uma vez que conquistamos, conseguimos quebrar várias objeções”, afirma ela.
“Tocar o coração” do cliente pode ser um passo importante para aumentar os resultados dos seus negócios e conquistar a confiança dos consumidores.
“O Marketing de Gentileza é sobre humanizar as marcas e as empresas por meio de técnicas de comunicação e marketing na internet. Um dos conceitos-chave do livro é que a gentileza virtual significa dar atenção genuína às pessoas na Internet”, explica Laíze.
O Marketing de Gentileza trata de mudar a forma de se relacionar com as pessoas, principalmente pela internet, visto que os meios digitais são amplamente utilizados nos dias de hoje para a comunicação interpessoal, fazer negócios e também para o networking.
Como aplicar
Além da teoria de MG, Laíze Damasceno também criou um método que pode ajudar principalmente as empresas a conquistarem a confiança das pessoas por meio da humanização da comunicação virtual.
Sob o pilar do Propósito, o método é estruturado em cinco passos:
- Atenção
- Empatia
- Humanização
- Gentileza
- Confiança
Com esses cinco passos, ela acredita que as empresas e empreendedores conquistam as pessoas e naturalmente atraem embaixadores.
A missão da empresa e a preocupação com a gentileza e o bom atendimento têm que estar em tudo, principalmente na sua relação com o cliente e refletidos na estratégia de comunicação da companhia.
Hoje em dia a gentileza pode ser um grande diferencial para a empresa perante os concorrentes e o impulsionador dos negócios, pois muitos têm esquecido que a base de uma empresa são as pessoas.
Benefícios do Marketing de Gentileza
Bom, praticar a gentileza virtual pode:
- Fazer com que sua empresa seja mais querida e aceita por clientes, amigos e prospects;
- Atendimentos mais gentis e eficientes, pois ao entender o cliente e tratá-lo bem, tudo pode ser resolvido mais facilmente, seja um problema, uma nova venda;
- Marcas e pessoas mais humanizadas. Isso demonstra que ainda existem empresas preocupadas em deixar o próximo feliz, em ouvi-lo com atenção e cuidado;
- Gerar negócios e objetivos mais focados. O bom relacionamento gera informações suficientes para mostrar onde quer ir e qual o melhor caminho a seguir;
- Marketing com Propósito, ou seja, é saber o que comunicar, como se posicionar, onde falar, o que dizer e como alcançar pessoas;
- Ter clientes mais satisfeitos e, consequentemente, defensores da sua marca.
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