Terceirização – Cuidados necessários para terceirizar serviços

0
1456
terceirizacao-cuidados-necessarios-para-terceirizar-servicos

Como já conversamos aqui, a Reforma Trabalhista trouxe muitas alterações nas relações entre patrão e empregado, sendo à regulamentação da terceirização do trabalho uma das modificações mais relevantes. Hoje vamos falar sobre os cuidados necessários para terceirizar serviços.

A contratação de mão de obra especializada ajuda a eliminar a ociosidade, gerando aumento da produtividade; elimina gastos com seleção, recrutamento e treinamento de funcionários; proporciona uma qualidade maior no serviço prestado, pois a empresa contratada é especializada naquele tipo de serviço.

Porém, para tirar o que há de melhor da terceirização do trabalho, é necessário tomar algumas precauções. Veja 4 Cuidados necessários para terceirizar serviços.

  1. Acompanhar e fiscalizar

É essencial manter sempre uma fiscalização quanto ao pagamento do salário dos profissionais e o recolhimento das taxas. Para se precaver adicione uma cláusula no contrato de forma que se vincule o pagamento à apresentação dos holerites de pagamento e das guias de recolhimento de tributos atualizadas.

  1. Ter atenção quanto à alta taxa de rotatividade

A alta rotatividade entre os funcionários de uma empresa pode ser o indício de má gestão ou má qualificação dos trabalhadores, o que pode gerar transtornos para a sua empresa. Outras consequências podem ser a falta de adaptação com outros funcionários e também a falta de segurança, pois ter cada dia uma pessoa nova e desconhecida na empresa pode trazer riscos para o empreendimento.

Para contornar o problema, sempre consulte outros clientes da empresa, para saber a satisfação deles com os serviços prestados e problemas que possam ter ocorrido.

  1. Exigir um seguro de acidentes de trabalho

Devido à corresponsabilidade da contratante em casos de acidentes de trabalho, despesas indenizatórias podem recair nos cofres de quem contratou a terceirizada. Para evitar isso, sempre exija que a prestadora de serviço tenha um plano de cobertura contra acidentes de trabalho. Além de ser uma precaução contra problemas futuros, mostra que a terceirizada é uma empresa que tem responsabilidade.

A empresa prestadora de serviços deve também oferecer EPIs aos seus funcionários, ou seja, equipamentos de proteção individual conforme a atividade que executam. Por sua vez, a empresa tomadora também deve oferecer equipamentos de proteção coletiva em suas instalações, onde serão desenvolvidas as atividades.

  1. Desconfie de preços muito baixos

Empresas que cobram muito pouco podem oferecer serviço de baixa qualidade. O custo vantajoso pode ser devido ao mau pagamento ou falta de treinamento a funcionários, utilização de produtos de baixa qualidade, entre outros. Dê preferência a empresas que dão benefícios, possuem planos de metas premiadas e mantém uma política de atualização dos funcionários. Elas estimulam o trabalhador a executar melhor o serviço.

Agora que você conheceu os cuidados necessários para terceirizar serviços, que tal conhecer uma pouco mais sobre terceirização dos setores? Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui