O departamento financeiro é responsável pela administração dos recursos de uma empresa. É onde o planejamento financeiro acontece, por exemplo.
Dentre tantas tarefas do setor, a principal é garantir recursos para que a empresa mantenha-se competitiva no mercado, trabalhando para colher não só lucros imediatos como também a longo prazo.
A estrutura e as tarefas do departamento financeiro, e quantos profissionais farão parte dessa equipe, por exemplo, depende diretamente do tamanho da empresa.
Em pequenas e microempresas, normalmente o próprio proprietário fica responsável pelas tarefas do departamento financeiro, porém essa decisão pode ser arriscada. Isso porque é fundamental acompanhar de perto e continuamente os dados financeiros da empresa.
Entretanto, quando um profissional acumula funções, as chances de deixar passar detalhes sobre o fluxo de caixa, dentre outros tópicos, podem comprometer a saúde financeira da empresa.
Entenda quais são as tarefas do departamento financeiro.
Chief Financial Officer (ou CFO)
CFOs são os executivos financeiros de grandes empresas. Eles supervisionam a estratégia financeira, a saúde do negócio e gerenciam o restante do departamento financeiro.
Eles devem auxiliar a empresa a navegar pelos estágios de crescimento e desaceleração, explicando para a gerência sênior o impacto financeiro das decisões em tempo real para garantir o sucesso fiscal do negócio.
Suas funções incluem planejamento financeiro, relatórios e controles, estratégia de negócios de curto e longo prazo, investimentos, hedging, fusões e aquisições, e muito mais.
Controlador financeiro
Os controladores financeiros são os principais intervenientes nos departamentos financeiros e trabalham em conjunto com diretores financeiros, diretores de operações e diretores financeiros.
Sua função e responsabilidades incluem contabilidade financeira, preparação, relatórios, análise, orçamento, gerenciamento de projetos e muito mais. Seu papel principal tende a se concentrar em questões financeiras imediatas e gerenciamento.
Gerente de tesouraria
O papel do gerente de tesouraria no departamento de contabilidade gira em torno da formulação e desenvolvimento de políticas de tesouro. Isso inclui identificar as melhores oportunidades de investimento, desenvolver excelentes relações bancárias, otimizar as facilidades de crédito e minimizar os custos financeiros.
Gerente Contábil
Um gerente de contabilidade é responsável pelas atividades contábeis de uma empresa, que incluem a manutenção e o relatório dos conjuntos de contas de custo e financeiro, mas não manipula ou negocia.
O gerente de contabilidade estabelece e aplica os princípios contábeis com base nos requisitos estatutários e na política de auditoria.
Contador chefe
O contador-chefe possui as mesmas responsabilidades que o gerente de contabilidade, mas o papel simplesmente difere em termos do cargo.
Supervisor de Contabilidade
Compartilha as mesmas responsabilidades de um gerente de contabilidade e fornece suporte como membro de sua equipe.
Contadores
Contadores desempenham um papel fundamental nos departamentos financeiros, como a medição e interpretação de informações financeiras.
Os resultados de seu trabalho garantem a conformidade e fornecem a base para maiores estratégias financeiras.
Técnicos financeiros
Fornecem os esforços diários necessários para registrar e avaliar dados contábeis básicos. Eles normalmente não assumem um papel estratégico.
Definir essas responsabilidades é essencial para um negócio.
As funções possam variar de empresa para empresa, mas se área financeira não executa essas funções-chave de maneira eficaz e eficiente, a empresa pode ter surpresas desagradáveis no futuro.
Agora que você conhece as funções chave para o setor financeiro, entenda como é feito o calculo do IRPJ. Clique aqui e saiba mais.