Cultura Organizacional – O DNA de qualquer empresa

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A cultura organizacional é o DNA de qualquer empresa. Embora esteja sujeita às constantes atualizações, ela pode ser definida como um conjunto de valores, regras, crenças e hábitos específicos de cada empresa. É ela que representa como pensam e agem os que trabalham ali, desde os sócios até os estagiários.

É importante que os gestores da empresa e o RH participem da criação do código de cultura organizacional, juntos eles irão definir os mantras, princípios, propósitos e missões da organização, além de influenciar na construção das equipes de trabalho.

As pessoas trazem para dentro dos escritórios suas raízes, valores pessoais, sonhos e objetivos. É natural que essa troca de experiencias influencie a cultura organizacional, mas sem a participação do RH nesse processo e sem a definição de uma sólida estrutura para nortear a cultura, ela seria frágil e impediria um bom convívio entre equipe, além de atrapalhar a entrega de resultado.

Promover a cultura organizacional traz uma série de benefícios para a empresa, que vão desde auxiliar no crescimento até na hora de se destacar diante da concorrência.

Com uma cultura organizacional bem desenhada o desenvolvimento da empresa ocorrerá com bases firmes e de maneira planejada, mantendo um ritmo de crescimento que viabiliza a prática de projeções e o desenho de metas cada vez mais altas.

Para ter um time de profissionais sintonizado e engajado, é preciso alinhá-los com a cultura da empresa, desde o processo seletivo até o período pós-contratação. Existem algumas características positivas observadas nas empresas que trabalham uma cultura organizacional bem definida. Conheça algumas delas.

Níveis de produtividade elevados

Os funcionários que possuem um ambiente melhor de trabalho, onde se sentem mais à vontade para dar sugestões e com espaço para melhorias, conseguem contribuir com mais engajamento e dedicação, o que, consequentemente, aumenta os índices de produção da empresa.

Alinhamento entre membros da equipe

Uma boa cultura organizacional é praticada em todas as hierarquias da empresa, desde a diretoria até funcionários da linha de produção. Quando exercida, os empregados sabem exatamente quais as medidas a serem adotadas e têm acesso a uma comunicação homogênea.

Essa postura evita que os boatos se espalhem e mantém todos sob a mesma filosofia de trabalho, alinhando a equipe e evitando problemas de entrosamento e integração.

Fortalecimento da imagem da empresa

A cultura organizacional está diretamente ligada à valorização dos recursos humanos. Uma empresa que cuida de seus funcionários, dá oportunidades de crescimento e incentiva a participação dentro da tomada de decisões passa a ter uma boa imagem dentro do mercado.

Esse posicionamento ajuda não só na hora de contratar os melhores talentos para a organização, mas também demonstra responsabilidade em relação aos colaboradores.

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