Conciliação Bancária – Controle financeiro interno de uma empresa

0
1127
conciliacao-bancaria-controle-financeiro-interno-de-uma-empresa

Para evitar quaisquer surpresas nas finanças e na contabilidade de uma empresa é necessário ter uma boa Conciliação Bancária, que consiste na conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno de uma empresa.

Garantir a exatidão do saldo bancário é essencial para um controle de fluxo de caixa eficiente.

O objetivo é verificar se tudo está correto no controle interno ou se há inconsistências de dados. A Conciliação Bancária verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco.

Seja a contabilidade interna ou terceirizada, realizar a conciliação bancária de forma correta é um passo essencial para contribuir com bons lançamentos contábeis.

Estes por sua vez contribuem com informações fidedignas para que o contador realize corretamente os demonstrativos contábeis e por sua vez, se transforme em informações úteis para os empreendedores. Veja quais são os documentos mais comuns a serem enviados ao contador.

O processo é facilitado e existem diversos benefícios em se ter o controle de caixa integrado ao contador, um deles é justamente os documentos já estarem prontos e enviados.

Importância da conciliação bancária

Do ponto de vista financeiro, a conciliação bancária é uma ação indispensável para que o empreendedor tenha total domínio acerca da sua situação financeira, mas os benefícios não param por aí. Confira alguns dos benefícios da Conciliação Bancária:

Previsão do fluxo de caixa

Melhorar a previsão do fluxo de caixa implicará em uma visão de futuro que servirá como norte, podendo estruturar a empresa para alcançar suas metas.

Saldo bancário confiável

Ter um saldo bancário confiável permitirá mais segurança na hora de realizar certas transações na empresa. É importante frisar que quanto mais certeza você tiver sobre quanto poderá aplicar, melhor.

Planejamento orçamentário efetivo

Quanto maior o controle sobre o saldo bancário e suas movimentações, melhor será para projetar um planejamento orçamentário e consequentemente alinhar as finanças com as metas.

O planejamento orçamentário permitirá fazer previsões sobre o futuro da empresa, visando aproveitar ao máximo as informações para evitar entrar erros.

Integração dos dados da contabilidade

Os dados financeiros e contábeis são processados de forma separada e quando isso acontece, podem haver perdas de informações importantes.

O ideal é que os dados estejam integrados, sobretudo, para que não se tenha duas informações divergentes, uma financeira e uma contábil.

Controle sobre as movimentações bancárias e financeiras

Este fator é extremamente importante, pois impedirá que você tenha surpresas negativas. Além de preparar para tomar decisões mais assertivas no futuro.

Entendeu como estruturar funciona a Conciliação Bancária? Conheça também as vantagens de ter uma boa Cultura Organizacional. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui