o-impacto-da-inovacao-para-empresas-entenda-o-que-e

O impacto da inovação para empresas está cada vez mais evidente, seja qual for o tamanho do negócio. Esse processo tornou-se um diferencial competitivo, afinal, é só inovando que se consegue manter à frente da concorrência.

Contudo, muitos empreendedores se sentem perdidos nesse assunto. O que é inovação? Quais os impactos que ela causa nas organizações? Entenda essas e outras questões.

O tema “inovação” nunca esteve tão em alta, seja em meios de pesquisa, seja no mundo de trabalho. Inovar significa explorar novas ideias de um jeito diferente e bem-sucedido. Ou, ainda, passar  pensamentos criativos da cabeça para a prática, gerando mais lucros para o empreendimento.

É preciso entender que inovação e criatividade não são a mesma coisa. A criatividade está só no pensamento, e muitas pessoas são excelentes nisso. A inovação, por outro lado, exige também a ação: não é possível ficar apenas pensando. Inovar é colocar as ideias para trabalhar.

Os principais níveis de inovação

Muitas pessoas pensam que apenas gigantes do mercado conseguem inovar, com setores específicos de planejamento e desenvolvimento de produtos (P&D). Mas é errado pensar assim.

Existem diferentes níveis de inovação, são eles: emergente e disruptivo.

O nível disruptivo é aquele em que se constrói algo do zero. Ou seja, é a fase em que um produto, processo ou modelo de negócios nunca visto antes ganha vida. É uma etapa mais demorada e que exige bastante investimento.

Já as inovações disruptivas, são aquelas que não são criadas do zero, mas garantem que o que já existe seja melhorado. Pense no setor automotivo: todos os anos, novos carros são lançados, mas pequenas mudanças são vistas.

Todo gestor pode inovar no negócio, ainda que incrementando. É necessário focar na melhoria dos processos, como a gestão online do ponto, para aperfeiçoar fatores que potencializam os resultados da companhia para que ela cresça lado a lado com a inovação.

O papel da inovação nas empresas

Bem, quando uma empresa deixa de inovar, é ultrapassada pelos concorrentes. Isso gera perda de mercado e, por consequência, sua falência. Por isso, é possível a prática da inovação anda de mãos dadas com a longevidade no mundo dos negócios.

As empresas inovadoras também são aquelas que mais ouvem as opiniões dos seus públicos, utilizando as informações como base para as mudanças. É por isso que negócios inovadores também possuem clientes mais felizes e fiéis.

Existem muitos outros motivos pelos quais companhias inovadoras são tão bem-sucedidas. Elas criam um grande capital intelectual, conversam bem com seus funcionários e enxergam problemas como oportunidades.

Agora que já conhece a importância de inovar, entenda também sobre a cultura organizacional. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui