relevancia-dos-sistemas-de-informacao-para-o-negocio

Que os Sistemas de Informação são responsáveis pela coleta, processamento, armazenagem, análise e distribuição de informações nós já falamos. Entenda agora a relevância dos Sistemas de Informação para o negócio.

Para que se tenha um sistema operando de forma satisfatória é preciso compreender que as informações surgem a partir de dados organizados e processados de forma a proporcionar valor às atividades da organização.

Essas informações dão suporte à tomada de decisão pelos gestores, realizado seus trabalhos com mais rapidez.

Apesar de recente popularização, o conceito de sistemas integrados não é novidade, mesmo quando não havia a informatização, já que nem todos os Sistemas de Informação dependem de informática ou tecnologia para serem elaborados; alguns deles dependem apenas de conhecimentos administrativos e operacionais.

Relevância dos Sistemas de Informação para o negócio

A principal vantagem proporcionada pela tecnologia aos SI é a capacidade de processar um grande número de dados simultaneamente.

O SI tem sua importância na segurança na tomadas de decisões, mostrar com mais facilidade para os gestores como a empresa está perante os clientes, facilitar o feedback entre os colaboradores, entre outros fatores.

Com a implantação a empresa conquista uma vantagem competitiva, uma vez que pode se usar o SI para conseguir liderança em custos, diferenciação de produto, foco em nicho de mercado e intimidade com o cliente e o fornecedor.

Sem contar que a internet pode trazer um impacto ainda maior em relação aos seus concorrentes.

Quem não trabalha com Sistemas de Informação?

Organizações que não trabalham o SI acabam sofrendo com vários fatores no decorrer do processo produtivo. Por exemplo, ruídos, falta de informações, ou mesmo informações atrasadas, o que acaba acarretando falhas no sistema.

Uma empresa que trabalha com um sistema complexo mas desatualizado, e o SI não está devidamente ajustado, também é prejudicial ao negócio.

Os SIs auxiliam os gestores. Quando um gestor não sabe qual decisão tomar equívocos ocorrem dentro da organização, podem gerar graves consequências.

Entendeu relevância dos Sistemas de Informação para o negócio? Conheça também a necessidade de ter um RH estratégico, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui