Uma das maiores prioridades das empresas deve ser melhorar a experiência dos funcionários, e o Employee Experience, pode resolver isso com ações para garantir o bem-estar das equipes, além de proporcionar real significado ao trabalho, mostrando o valor de cada membro do time.
O conceito de Employee Experience é semelhante ao da experiência do consumidor. Uma vez que os dois se diferenciam, basicamente, na finalidade e na aplicação.
As empresas estão cada vez mais preocupadas em adotar iniciativas que favoreçam o aprimoramento das equipes, e nisso, a melhora do clima organizacional, a atração de profissionais de alta performance e a retenção de talentos são objetivos comuns a serem alcançados nas empresas que desejam se manter fortes.
Qual a importância do Employee Experience
A grande maioria dos RHs já têm criado programas de engajamento, cultura, reconhecimento, aprendizagem e liderança de forma independente com ferramentas, consultorias, soluções e gestores internos diferentes.
Algumas empresas de ponta têm criado hackathons para coletar ideias dos colaboradores e desenhar novas ferramentas soluções, abordagens abertas e colaborativas que envolvem as pessoas nesta construção.
Uma organização baseada nos princípios da diversidade e compartilhamento de ideias com líderes que inspirem o melhor das pessoas tem grandes chances de estar no caminho certo.
Conheça algumas ações do Employee Experience
Mostre a relevância do assunto
A experiência dos colaboradores ainda não é vista como uma prioridade para a maioria das empresas e este é o primeiro desafio a ser ultrapassado. A razão centra-se no facto de não ser fácil medir o impacto quando se investe em pessoas.
Existem vários estudos empíricos que podem ser utilizados para provar com fatos e estatísticas a sua importância.
Atualize as ferramentas
Um questionário anual não é suficiente para desenvolver as pessoas e melhorar a experiência ao seu potencial.
Existem já ferramentas compostas por poucas questões que podem ser enviados todas as semanas e permitem rapidamente analisar a situação dos colaboradores e agir de forma contínua.
Foco no que tem maior impacto no desempenho
Vários estudos já mostraram que não é o salário nem os benefícios que irão garantir o comprometimento e motivação dos colaboradores.
Invista mais em oportunidades de crescimento, autonomia, reconhecimento e em criar relacionamentos positivos, pois são eles que criam um sentimento de valorização individual e transformam os colaboradores em verdadeiros entusiastas e embaixadores da sua empresa.
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