seguranca-da-informacao-entenda-o-que-e-e-sua-importancia

A informação sempre foi de extrema importância para a humanidade e no mundo dos negócios não é diferente, por isso, todos os dados da empresa devem ser tratados com muito cuidado para que ela não seja prejudicada. E para garantir esse cuidado é que existe a segurança da informação.

Atualmente, onde a maioria dos processos empresariais usam tecnologia na sua execução, uma simples falha pode custar o futuro da corporação.

Nunca foi tão importante proteger as informações, arquivos e dados das empresas e nesse cenário a segurança da informação tornou-se imprescindível.

Além desses mecanismos de defesa, a segurança da informação gerencia os principais ativos que suportam o negócio, minimiza riscos e aumenta o retorno dos investimentos. Não se trata apenas de proteger os dados, é necessário expandir a visão sobre a importância desse tipo ação, a fim de evitar problemas de gestão.

Mas, o que é segurança da informação?

Segurança da informação é tudo que envolve a proteção de sistemas e dados de um determinado indivíduo ou empresa, sendo que o nível de segurança é estabelecido de acordo com o valor das informações e os potenciais prejuízos causados por seu uso indevido.

Nesse sentido, praticar a segurança da informação é implementar mecanismos e ferramentas que se fundamentam nos seguintes princípios:

  • Confidencialidade: garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso à informação.
  • Autenticidade: permite que os dados nascidos de determinada fonte anunciada não sofram mutações ao longo de um processo.
  • Integridade: preserva as características originais da informação e dos métodos de processamento.
  • Conformidade: tem como objetivo garantir que o sistema siga os regulamentos, leis e normas desse tipo de processo.
  • Disponibilidade: permite que os usuários autorizados pelo proprietário da informação possam acessá-la sempre que necessário.
  • Irretratabilidade: impossibilita a negação da autoria de uma transação feita anteriormente.

Além disso, é necessário entender que a gestão da segurança da informação pode ser dividida em três camadas para garantir que todos os seus dados sejam salvos com o máximo de segurança. São elas:

  • Física: são os hardwares (computadores, servidores, meios de comunicação) está fisicamente instalado. É necessária uma estrutura que ofereça proteção contra ameaças de diversas naturezas.
  • Lógica: os softwares são responsáveis por todo o funcionamento dos hardwares, pelas movimentações dos dados da organização e pela criptografia das senhas e mensagens. Desse modo, se você mantiver os sistemas sempre atualizados e fazer backups periódicos, é possível conservar empresa segura e livre de ataques cibernéticos e erros intencionais.
  • Humana: essa camadas está ligada à forma como os funcionários lidam com os incidentes de segurança, como um ataque cibernético ou a manipulação psicológica para que realizem ações ou divulguem informações confidenciais. É necessário instruir e treinar muito bem cada membro da equipe para que saibam lidar com qualquer eventualidade.

Entendeu como a Segurança da Informação é importante? Conheça também a importância do gerenciamento de informações, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui