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SEM, ou Search Engine Marketing, é o conjunto de técnicas que usam dos mecanismos de buscas para realizar ações de um negócio, seja ele digital, físico ou que agrupe os dois modelos.

O SEM é uma das especialidades do marketing digital para colocar em ênfase o site de uma empresa/ pessoa nos grandes buscadores, como o Google, por exemplo.

Search Engine Marketing geralmente é dividido em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e anúncios em Links Patrocinados.

Uma campanha de SEM bem executada traz visibilidade ao anunciante tanto nos resultados orgânicos quanto nos resultados pagos.

Usar campanhas de SEM para alavancar negócios tem sido a principal estratégia de marketing digital quando se trata de obter um bom retorno do investimento.

Qual a importância do SEM?

Para se ter ideia, são 2.3 milhões de pesquisas realizadas no Google a cada segundo. Dessa forma, o potencial dessa ferramenta nos negócios é enorme.

Os mecanismos de buscas são, sobretudo, plataformas de informações e, portanto, servem de base aos usuários.

Por isso, plataformas como o Google incentivam à criação de conteúdo na web, trazendo ao internauta a maior quantidade de informação sobre o produto/ serviço oferecido pela empresa.

Por outro lado, sendo a maior plataforma de publicidade online do mundo, o Google também é reconhecido por seu eficaz modelo de negócio, que visa gerar rentabilidade para as contínuas pesquisas da empresa e oferecer uma boa experiência ao usuário.

Dicas para se fazer SEM

Algumas práticas são recomendadas em estratégias de Searching Engine Marketing. Confira algumas delas:

  • Palavras-chave específicas. Termos de buscas muito específicos tendem a ter um baixo volume de buscas e concorrência, então o ideal é investir em palavras-chave mais extensas.
  • Invista no Google Shopping caso o negócio seja uma loja física. Os resultados dessa ferramenta aparecem no mecanismo do Google acompanhado das imagens.
  • Não faça práticas de repetição de palavras-chave, títulos que não condizem com o conteúdo, etc.;
  • Análise dados recolhidos pelo Google Analytics regularmente e faça modificações nos seus artigos, postagens e anúncios;
  • Não esqueça de utilizar chamadas para a ação nas estratégias de SEO. Uma boa CTA pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua campanha;
  • Observe a concorrência. Dessa forma, é possível descobrir termos relevantes nos quais se pode superar os adversários.
  • Estratégias de SEM devem sempre beneficiar o usuário.

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