O final do ano chegou e é hora de pensar no planejamento para o próximo ciclo, o que envolve a elaboração dos orçamentos de cada área da organização. No que diz respeito à gestão de pessoas, prever os gastos e construir uma planilha de Orçamento de Recursos Humanos é um passo estratégico é muito necessário.
Com essa etapa consolidada, os projetos da área fluem com menos entraves ao longo do ano e o RH potencializa seus resultados.
Um RH que faz um planejamento orçamentário bem consolidado tem mais liberdade para realizar os seus projetos, sem precisar recorrer à diretoria em todas as pequenas decisões que envolvem compras. Assim, a atuação técnica do setor é mais respeitada.
Além disso, se é capaz de montar uma planilha de orçamento de Recursos Humanos, o departamento demonstra interesse sistêmico pelo negócio.
Uma vez que as despesas dessa área fazem parte de um cenário mais global, é importante que os representantes do setor tenham consciência da situação financeira da empresa e que também trabalham pelo sucesso da organização, assim como todas os demais setores.
Essa é uma atitude estratégica de gestão de pessoas, que não se limita à execução de projetos da área e à resolução de demandas cotidianas. Sabendo da importância da construção do orçamento, o próximo passo é partir para a prática!
Como fazer o orçamento?
Antes de tudo, é importante ter uma visão geral dos objetivos da empresa. A clareza do planejamento estratégico guia todas as áreas da organização e otimiza resultados!
Se já tem uma boa noção de onde a empresa quer chegar e da importância do RH nesse caminho, é hora de desdobrar esses objetivos em ações e projetos da área.
Pense grande, imagine tudo que o setor poderia fazer para auxiliar nos objetivos estratégicos, relembre planos, sugestões e inspirações. É hora de coletar ideias, filtrar as que são viáveis e que realmente estariam no caminho para as metas estabelecidas.
Pensar nessas ações e garantir que elas estejam alinhadas aos objetivos ou servindo de soluções para problemas que já existem na organização, baseando-se em dados.
Outra dica é agrupar os projetos planejados por objetivos da área, para trazer clareza ao planejamento e não perder as metas de vista. Por exemplo, ações com a função de estimular a satisfação e motivação dos colaboradores, outras para diminuir a rotatividade e um terceiro grupo cuja função é alavancar o desempenho, assim, a atuação estará sempre em conjunto.
Defina quanto vai custar cada ação planejada, faça pesquisas e use novamente os indicadores. Se a ação é contratar uma tecnologia que acelere o seu processo seletivo, faça pesquisas de preço, se o planejado é contratar mais uma pessoa para a equipe de RH, por exemplo.
Porque fazer o Orçamento?
Cada RH vive uma realidade completamente diferente em termos de quantidade de pessoas na área, porte da empresa, maturidade e posicionamento estratégico, assim, a construção de uma planilha de orçamento de Recursos Humanos também pode ser muito variada.
Entendeu a importância do Orçamento de Recursos Humanos Estratégico? Conheça também sobre o RH Estratégico, clique aqui e saiba mais.