Alocação ou Terceirização de Mão de Obra – Suas variáveis

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A Alocação ou Terceirização de Mão de Obra funciona da seguinte forma: ao invés de gastar com seleção, recrutamento e contratação dos profissionais, sua empresa contrata uma consultoria especializada que identificará suas necessidades e disponibilizará, para você, os profissionais com o perfil ideal para realizar as demandas necessárias.

Neste cenário, a consultoria em alocação ou terceirização de mão de obra a ser contratada fica responsável por disponibilizar os funcionários à contratante.

Parece muito simples, não é mesmo?

A grande questão é que a Alocação/Terceirização de Mão de Obra está dividida em 3 setores, cada um com normas específicas. Existe a Alocação/Terceirização de Mão de obra Administrativa, Alocação/Terceirização de Mão de Obra de Serviços Gerais e Alocação/Terceirização de Mão de Obra de Serviços Especializados (T.I, por exemplo).

Entenda as diferenças:

1 – Alocação/Terceirização Administrativa: inclui serviços de RH, Contabilidade, Marketing, comercial, etc. São rotinas administrativas e de gestão, que demandam altos investimentos e diversas responsabilidades trabalhistas. Por isso realizar a Alocação/Terceirização para posições dessas áreas é a melhor forma de manter a qualidade dos serviços a serem executados.

Empresas que Alocam/Terceirizam nesta modalidade estão preparadas para dar suporte aos funcionários alocados e à empresa contratante, em quaisquer necessidades existentes. Além disso, consultorias especializadas em Alocação/Terceirização Administrativas geralmente já possuem anos de experiência nas mais diversas rotinas dos setores que atuam; garantindo qualidade e resultados mais concretos para os as empresas que as contratam.

2 – Alocação/Terceirização de Mão de Obra para Serviços Gerais: esse tipo de alocação é O que mais gera dúvidas. As empresas que alocam/terceirizam profissionais de serviços gerais precisam de mais segurança e se enquadram em legislações específicas, já que rotinas operacionais (pedreiros, pintores, domésticas, camareiras, porteiros, vigilantes etc) geram mais riscos para a empresa contratada. Além disso consultorias especializadas nesta modalidade possuem garantias e responsabilidades diferenciadas em seus contratos.

Sendo assim, caso sua necessidade seja terceirizar profissionais nestes perfis, procure empresas credenciadas para executar essas atividades. É importante que elas documentem e certifiquem a sua empresa quando as obrigações e responsabilidades em que ela se encaixa, evitando que você não tenha problemas futuros.

3 – Alocação/Terceirização Especializada: a vantagem nesta modalidade é a relação entre a empresa que oferece o serviço e o cliente que a contrata. Isso porque a empresa contratada possui profissionais com habilidades especificas que, a partir daquele momento, irão contribuir com a empresa contratante.

O grande diferencial está na redução dos custos de treinamento, pois o profissional contratado nessa modalidade já possui capacidades técnicas para cumprir o serviço. O baixo custo com os gastos financeiros, manutenção dos equipamentos e uma resposta rápida aos problemas, são outras vantagens dessa alocação.

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