Gestão Comercial – A gerência dos recursos da atividade comercial.

0
2359
gestao-comercial-a-gerencia-dos-recursos-da-atividade-comercial

A gestão comercial envolve a gerência dos recursos que fazem parte da atividade comercial, a importância desse tipo de gestão está justamente em concentrar esforços particulares na eficiência das vendas, atendimento ao cliente, logística da atividade comercial, entre outros aspectos e processos gerenciais.

O processo comercial, ao contrário do que alguns podem pensar, vai além da pura comercialização e abrange todos os outros departamentos de uma organização.

A gestão comercial é responsável por entregar todos os recursos necessários para que o departamento de vendas tenha condições de trabalhar. Pode-se atribuir a gestão comercial à ideia de uma administração otimizada dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros de uma organização, com o intuito final de entregar a todos os envolvidos – acionistas, colaboradores e clientes – os melhores resultados.

Não adianta sua empresa ter uma estrutura física belíssima, os melhores fornecedores, tecnologia de última geração e a melhor localização da cidade, se a sua equipe comercial não estiver obtendo sucesso nas vendas.

O departamento comercial tem como missões:

  • Garantir que a empresa e seu produto/serviço estejam competitivos no mercado;
  • Aumentar a produtividade na empresa;
  • Entregar aos clientes o melhor produto ou serviço possível;
  • Mirar o crescimento constante da companhia.

Dada a importância deste departamento dentro de uma empresa, é preciso saber como geri-lo da melhor forma possível a fim de obter os resultados esperados.

As atividades e competências exercidas pelo profissional ligado a esta área, ou por um departamento de gestão comercial de uma empresa, são variadas. Em geral, estão ligadas ao processo de comercialização e seus diferentes estágios. Conheça algumas competências exigidas pelo profissional da área:

  • Conhecimento das operações básicas do varejo e identificação das informações necessárias à otimização destas operações;
  • Estruturação dos produtos oferecidos, aplicando a administração por categoria;
  • Definição do capital de giro necessário para manter o estoque;
  • Análise de perfis de clientes;
  • Análise da concorrência e definição de métodos para o estabelecimento de preços e promoções;
  • Implantação de sistemas de comércio eletrônico.

O mercado para quem trabalha com gestão comercial é muito abrangente. Gerenciamento de lojas ou de operações, analista de resultados e supervisor de operações são alguns exemplos dentro da área de gestão comercial. O setor está em expansão e oferece oportunidades para analistas de pesquisa de marketing, analistas de localização de ponto estratégico para o negócio, assessores ou coordenadores de operações, assistentes e coordenadores ou gestores de varejo ou de atacado.

Garantir a eficácia do processo comercial é garantir que a empresa ofereça ao cliente o que havia proposto.

Agora que você conheceu um pouco sobre o setor Comercial, que tal deixar uma empresa especializada fazer o Recrutamento e Seleção de suas vagas, inclusive para sua área comercial? Confira as vantagens clicando aqui.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui