Dicas de como elaborar um bom currículo e evitar erros.

0
1534
dicas-de-como-se-recolocar-no-mercado-de-trabalho

Para as empresas “a primeira impressão é a que fica”, e a primeira impressão do candidato é seu currículo, por isso, apresentar um bom currículo é decisivo para se manter no processo de seleção de qualquer organização. Conheça algumas dicas de como elaborar um bom currículo e evitar erros.

A estrutura de um bom currículo é uma dúvida frequente entre os futuros profissionais do mercado de trabalho. A melhor forma de se estruturar um currículo, é valorizar as informações relevantes e evitar erros, especialmente os gramaticais.

Conheça algumas dicas para elaborar um currículo de sucesso.

1- Inovar é perigoso

É tentador inovar no formato de um currículo, a não ser que sua linha de trabalho seja algo como design, artes, etc., melhor se ater ao básico. O estilo ideal ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível.

Para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente e experimente com itálicos, sublinhados, e negritos para destaque. Conclua exportando o documento no formato PDF, para não perder a formatação.

2- Informações básicas

Coloque seus dados pessoais no topo, sem deixar de lado informações como habilitação e estado civil, mais não exagere, o excesso também é prejudicial. Em seguida analise seus pontos fortes e coloque seus objetivos profissionais, isso deve ser feito de forma rápida, curta, simples e deve retratar brevemente sua expertise.

A ordem comum é colocar suas experiências profissionais, depois sua formação e por último suas referências. Respeitar essa ordem faz com que seu currículo se enquadre no padrão que as organizações pedem.

3- Cuidado com o português

Cometer erros de português no currículo é a forma mais comum de perder de cara pontos com o entrevistador. Isso porque essas gafes podem demonstrar que você não tem domínio do idioma ou simplesmente que você não prestou atenção ou não deu muita importância ao que estava fazendo quando escreveu o documento.

Erros gramaticais causam a exclusão imediata do seu currículo. Analise, peça ajuda, use o corretor do Word, verifique diversas vezes tudo que está escrito no seu “cartão de visita”.

4 – Suas redes sociais são importantes

E-mails como “alinegatinha96@…..com” são infantis e embaraçosos, assim como um perfil no Facebook repleto de erros de português. Isso demonstra falta de comprometimento com sua imagem pessoal. Atualize seus dados e mantenha sua foto de perfil atualizada, as empresas olham todos esses quesitos e acredite: sua rede social pode sim ser analisada afim de aprovação ou não para determinadas posições. Seguindo essas dicas, seu currículo ficará muito mais atraente e adequado para uma futura entrevista.

Agora que você já sabe como elaborar um currículo ideal, confira aqui algumas dicas de como se recolocar no mercado de trabalho 🙂

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui