Sistemas de Gestão da Qualidade – Verificando os processos da empresa

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Os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.

Um SGQ ajuda a coordenar e dirigir as atividades de uma organização para atender aos requisitos dos clientes e regulamentações além de melhorar a sua eficácia e eficiência de forma contínua.

Implantar uma gestão de controle de qualidade permite à empresa medir a qualidade e saber quando está ou não alcançando-a, de acordo com as especificações. É fundamental que todos na companhia entendem a qualidade da mesma maneira.

Um dos principais aspectos do controle de qualidade é a cadeia de processo. Todo o tipo de trabalho está dividido em séries de atividades. Cada organização funciona através de processos que estão relacionados entre si e que percorrem toda a empresa por meio de e ao longo dos diversos departamentos.

Cada organização tem centenas de processos de trabalho, da fábrica ao administrativo. Cada um dos processos tem um cliente e um fornecedor.

Nesse sistema, existem princípios e diretrizes da qualidade, que são aplicados em cada processo que envolve o dia a dia da instituição. Através desses, é possível fazer a tomada de decisões de forma segura, pois, através das ferramentas utilizadas, o gestor poderá verificar os indicadores de desempenho da empresa.

Regras para um controle de qualidade efetivo

Para implantar um controle de qualidade efetivo na sua empresa, algumas regras precisam ser respeitadas. Conheça algumas delas para construir essa cultura:

Gerência participativa

Para alcançar um controle de qualidade total, os líderes devem estar dispostos a ouvir, motivar, delegar e informar funcionários. Eles precisam formar equipes funcionais de trabalho. A participação de todos dentro de uma empresa na busca por soluções melhora o convívio com clientes e fornecedores.

Comunicação transparente

No controle de qualidade, a empresa deve ter uma comunicação transparente. Dentro disso, os objetivos da empresa devem ser comunicados até para os seus clientes, que devem conhecer sua missão e visão.

Satisfação do cliente

Para atingir e superar as expectativas dos clientes, crie ações de atendimento e parcerias, focando sempre no diálogo.

Aprimoramento dos funcionários

A valorização e capacitação dos funcionários é essencial para o controle de qualidade. Motivar a satisfação no ambiente de trabalho ajuda a aumentar o potencial e a iniciativa.

Aperfeiçoamento

Uma empresa que deseja ter qualidade total deve antecipar as necessidades de seus clientes, comprometendo-se a melhorar e inovar constantemente. Isso pode ser alcançado com a introdução de novas tecnologias e a utilização de indicadores de desempenho.

Solucionar falhas

Erros acontecem, mas não devem ser ignorados. Ações corretivas devem ser introduzidas em casos recorrentes, pois isso pode levar à prevenção de novos erros, o que é muito mais barato do que consertá-los.

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