Recrutamento e Seleção – Diferentes técnicas de contratação

0
2096
recrutamento-e-selecao-diferentes-tecnicas-de-contratacao

O processo de Recrutamento e Seleção é um dos procedimentos mais importantes de qualquer empresa, ele envolve diferentes técnicas, metodologias e etapas e vem se transformando nos últimos anos.

As técnicas de Recrutamento e Seleção permitem atrair candidatos qualificados e com competências específicas para ocupar um cargo específico.

O êxito na contratação de funcionário é um grande diferencial para qualquer negócio. Encontrar, de forma ágil e meticulosa, um profissional qualificado pode assegurar diversos ganhos à organização, como redução de custos e maior produtividade.

Para realizar essa tarefa com precisão, o RH pode usar diferentes técnicas de recrutamento e seleção de candidatos. Lembrando que a escolha mais apropriada deve respeitar as caraterísticas e necessidades de cada organização e que todas as técnicas de divulgação apresentam especificidades que se adequam às demandas empresariais.

Confira algumas técnicas utilizadas no Recrutamento e Seleção:

Seleção interna

A seleção interna busca encontrar, na própria organização, o profissional mais adequado para preencher determinada vaga.

Por se tratar de um processo interno, essa é uma forma mais econômica de se preencher uma vaga. Por envolver profissionais que são conhecidos, é uma maneira mais rápida de encontrar o nome certo para a função.

Banco de currículos

O banco de currículos é uma forma mais rápida e econômica de selecionar novos profissionais, entretanto, é preciso ficar atento a alguns pontos como a atualização das informações, porque em alguns casos elas podem estar defasadas e/ou incompletas.

Também é preciso verificar o desempenho dos profissionais em seleções anteriores na própria empresa, onde estarão mapeadas as suas qualidades.

Universidades e escolas técnicas

A busca por profissionais nos bancos universitários e escolas técnicas é uma solução para preencher vagas de estagiários, jovens aprendizes ou trainees. Ou para a formação de um banco de talentos visando posições futuras.

Terceirização do recrutamento

Dependendo dos objetivos da vaga a ser preenchida, uma empresa especializada em recrutamento pode ser a melhor opção. Eles utilizam ferramentas e processos de avaliação para identificar candidatos com as competências adequadas, de acordo as demandas.

Redes Sociais

É notório o benefício das redes sociais no que se refere os processos de recrutamento e seleção. No Linkedin é possível encontrar currículos de profissionais com as mais variadas competências e níveis de desenvolvimento.

A rede social oferece uma série de filtros para qualificar a busca pelos profissionais, de acordo com o tipo de formação, competência ou experiências anteriores.

Entendeu como funciona o Recrutamento e Seleção? Conheça também as vantagens de terceirizar serviços administrativos, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui