gestao-de-riscos-financeiros-entenda-a-importancia

A Gestão de Riscos Financeiros é necessária para avaliar os riscos de mercado, de crédito e de operações da empresas, permitindo tomar as medidas adequadas em tempo hábil para evitar problemas ou reduzir o impacto.

Essa é uma parte muitas vezes negligenciada por gestores e empreendedores, mas fundamental para o sucesso organizacional.

É por meio dessa atitude que é possível lidar com oscilações e imprevisibilidades do mercado, além de prever mudanças, reduzir impactos negativos e saber reagir de modo adequado a um evento inesperado.

Também diminuem as incertezas e a tomada de decisões se torna mais precisa.

Mas os que são riscos financeiros?

Na análise dos riscos financeiros, as incertezas são calculadas por meio da avaliação da probabilidade que determinado evento ocorra, utilizando métodos de contabilidade e estatística.

Os riscos financeiros têm relação com as operações financeiras de uma organização.

Eles incluem os riscos provocados por uma má administração dos fluxos de caixa e os riscos ligados a retornos abaixo do esperado nas transações financeiras e nos investimentos.

Entre as possíveis causas desses riscos estão:

  • Administração financeira inadequada
  • Endividamento elevado
  • Exposição a variações de câmbio ou de taxas de juros
  • Operações de mercado ou investimentos com alto grau de incerteza sobre seus retornos
  • Baixa qualidade das informações que pautam a tomada de decisão

Como é feita a análise de riscos financeiros?

A análise do risco financeiro é feita calculando o efeito potencial daquela movimentação.

Esse cálculo corresponde ao grau de exposição da empresa aquele risco específico, uma vez que este é variante. E precisa considerar, por exemplo, se ele pode ou não provocar um efeito em cadeia.

Exemplo de uma produtora de calçados: uma máquina quebra, gera o prejuízo do conserto, mas também provoca perdas pela interrupção na produção, que pode levar a atrasos na entrega de encomendas, que podem afetar a imagem da companhia perante os clientes.

O método mais simples de cálculo do efeito potencial de um risco combina a probabilidade de ocorrer mais as perdas financeiras que ele pode gerar.

Outras metodologias incluem também a possibilidade de detectar o risco em tempo hábil para tomar medidas preventivas ou de correção.

A medição do nível de exposição da empresa ao risco é feita de forma quantitativa. Entretanto, no caso dos eventos com consequências isoladas, a estimativa é feita multiplicando a probabilidade do incidente com o cálculo aproximado da perda financeira que ele pode gerar.

Essa comparação pode gerar um gráfico, que pode apontar quais riscos são toleráveis e quais colocam em perigo a saúde financeira da empresa.

Também considerando a projeção de cenários sobre as tendências de mercado, juntamente com as variáveis macroeconômicas e financeiras.

Entendeu como a Gestão de Risco Financeiro é importante para saúde da empresa? Conheça o DRE, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui