Sistema de Informação Executiva – O sistema para o alto executivo

1
13763
sistema-de-informacao-executiva-o-sistema-para-o-alto-executivo

O Sistema de Informação Executiva (SIE), também conhecido como sistema de apoio ao executivo, é uma tecnologia computadorizada projetada em resposta às necessidades específicas dos altos executivos que surgiu nos anos 80 com o intuito de auxiliar o alto nível estratégico das organizações.

O SIE fornece acesso rápido a informações atuais e acesso direto aos relatórios gerenciais, reduzindo assim o tempo de obtenção e gerando informações as quais permitam o acompanhamento e controle da organização.

Como funciona?

Para que as organizações continuem competitivas, as informações são necessárias para apoiar decisões e, através dos Sistemas de Informação Executiva, grandes quantidades de informação são apresentadas aos executivos de forma compacta e manejável.

Com o SIE, é possível mapear uma série de características que vêm marcar este modelo de sistema de informação. Essas peculiaridades encontradas são entendidas como essenciais, e outras são incorporadas graças ao avanço tecnológico e às mudanças que advêm da administração dos negócios, aos quais os SIE’s precisam se adaptar.

Apesar dessas funções comuns, o SIEs individuais variam em termos de habilidade e benefícios. Eles podem ser aperfeiçoados com análise e apresentação multidimensionais, acesso fácil a dados, interface gráfica simples, habilidades de edição de imagens, acesso à intranet, e-mail, acesso à Internet e modelagem.

As vantagens de um SIE são bastante visíveis. A maioria desses sistemas são fáceis de usar, fornecem um resumo de informações oportunas, pode filtrar e analisar dados significativos de forma eficaz, entre várias outras.

Um SIE pode ser facilmente conectado a serviços de informação on-line e e-mail, podem ainda incluir apoio a analise, comunicações, automação de escritório e apoio a inteligência.

Conheça algumas das características encontradas nos Sistemas de Informações Executivas:

  • os SIE destinam-se a atender às necessidades de informação dos executivos;
  • possuem apresentação de dados através de recursos gráficos de alta qualidade;
  • recuperam informações de forma rápida para a tomada de decisão;
  • oferecem facilidade de uso, intuitivo, sem necessidade de treinamento específico em informática;
  • são desenvolvidos de modo a se enquadrarem na cultura da empresa e no estilo de tomada de decisão de cada executivo;
  • filtram, resumem, acompanham e controlam dados ligados aos indicadores de desempenho dos fatores críticos de sucesso;
  • utilizam informações do ambiente externo (concorrentes, clientes, fornecedores, indústrias, governo, tendências de mercado); e
  • proporcionam acesso a informações detalhadas subjacentes às telas de sumarização organizadas numa estrutura top-down.

Quer melhorar ainda mais os processos da sua empresa? Conheça também o SIG e saiba mais.

1 comentário

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui