trabalho-remoto-e-a-queda-de-produtividade-porque

O trabalho remoto, que já era uma tendência na última década, foi acelerado, sem que as empresas pudessem escolher ou se planejar com a pandemia no início de 2020.

Já passados mais de 18 meses, agora com uma boa experiência podemos falar com propriedade de vantagens e desafios do home office, e sabemos que mesmo com o retorno do trabalho presencial, o trabalho remoto deve conviver de forma híbrida.

Sabemos das vantagens tanto para as empresas como para os funcionários no que tange a flexibilidade de rotina, redução de custos para as empresas, mas queremos aqui olhar para a produtividade, ela ficou comprometida? 

Muitos desafios surgiram, como por exemplo:

  • Bancada e cadeira na altura adequada e Internet de qualidade se destacam neste item;
  • Manter o foco no trabalho remoto, sem dúvida este foi um dos maiores desafios, pois a rotina dentro de casa demanda atenção e muitas vezes distração;
  • Manter a saúde mental, pois a falta de convívio presencial e muitas vezes a sobrecarga de horas de trabalho por estar morando no mesmo local onde trabalha-se dificultou separar trabalho e vida pessoal;
  • Manter a comunicação com a equipe de forma eficiente e manter as trocas de ideias que acontecem naturalmente quando estamos sentados perto de nossos colegas de profissão.

Todos os pontos acima são desafiadores, mas um estudo mostra que não foram eles que impactam na produtividade. Claro que temos que levar em conta o local onde foi feito o estudo e todas as variáveis.

Um estudo de pesquisadores americanos e britânicos monitorou mais de 10 mil trabalhadores de uma empresa de TI asiático (de abril de 2019 a agosto de 2020)  – e descobriu que a transição para o home office foi acompanhada de uma queda de 20% na produtividade! 

Muitos vão pensar que isso se deu por conta da falta de foco no trabalho, distrações, etc. Mas não é verdade, o total de horas trabalhadas teve um aumento de 30% e as horas extras aumentaram 18%.

Então porque a queda de produtividade? O mesmo estudo aponta o aumento da quantidade de reuniões e sua duração como responsáveis por isso e ao mesmo tempo as reuniões que ajudam no rendimento como mentoria e conversas individuais com o chefe tiveram diminuições.

Vale a pena uma análise de como você e sua empresa tem lidado com este assunto reuniões e fazer os ajustes necessários.

Fonte: https://bfi.uchicago.edu/working-paper/2021-56/ por 

Michael Gibbs , Friederike Mengel , Christoph Siemroth

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui