Conheça o SIG – Sistema de Informação Gerencial

0
20950
conheca-o-sig-sistema-de-informacao-gerencial

Que o Sistema de Informação é responsável pela coleta, processamento, armazenagem, análise e distribuição de informações, nós já sabemos. Hoje vamos falar sobre os Sistemas de Informação Gerencial, conhecido como SIG.

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as empresas. Um SIG gera produtos de informação que apoiam as necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma empresa a atingir as suas metas.

Esses sistemas de informações estão ligados ao sistema físico-operacional e surgem da necessidade de desenvolver as operações fundamentais da firma. Podemos dizer até que esses sistemas são criados automaticamente pelas necessidades de administração operacional.

Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

Como exemplo: os sistemas de informações de controle de estoque, de banco de dados de estrutura de produtos de processo de produção, de planejamento e controle da produção.

Mesmo sendo efetivo, saiba que o SIG não se resolve sozinho os problemas, pois sem a força mental humana por trás para interpretar os dados não há como gerenciar efetivamente tudo que acontece em sua empresa.

Vantagens do SIG para sua empresa

Para obter sucesso nos processos internos da sua empresa, é muito importante lembrar do tripé de consolidação de marca: participação, produtividade e quantidade. É essencial que todos os colaboradores participem dos processos para que cada vez mais os profissionais se sintam valorizados na empresa, a produtividade que deve ser eternamente otimizada e é claro, a quantidade, porque não se sobrevive vendendo pouco.

Mas dentro desse quadro geral de sustentação, estão ainda mais vantagens que tornam o uso dos sistemas de informações gerenciais ainda mais completos:

• Acesso às informações em qualquer hora e lugar;
• Redução de custo na hora das operações de venda;
• Maior organização de projetos e demandas;
• Estrutura organizacional com maior fluxo de informações;
• Otimização da tomada de decisão já que assim o empreendedor consegue ter acesso mais rápido ao que precisa para fechar um negócio.

Depois de conhecer algumas da vantagens do SIG , que tal conhecer mais sobre Atendimento Digital? O Grupo Asserth explica para você. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui