Prospecção de Clientes – Aproxime-se do seu público-alvo

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A prospecção de clientes é um processo estruturado com o objetivo de aproximar-se do seu público-alvo, realizar sondagens, preparar a abordagem e fazer o contato de forma a introduzi-lo em seu funil de vendas. A prospecção de clientes bem-feita significa metade da venda.

Vender seu produto ou serviço para alguém que esteja procurando por ele é mais fácil do que atirar no escuro.

O sucesso do negócio depende de uma equipe de vendas bem organizada e com um plano de prospecção de clientes bem estruturado. Improvisações e confiança em excesso podem causar problemas para os negócios, ­por isso, é preciso organizar o processo antes de sair procurando clientes.

O planejamento de vendas nesta etapa é tão importante quanto concluir uma venda. É essencial separar um tempo da rotina diária para preparar a prospecção e não deixar de cumpri-lo.

Prospectar também significa divulgar o nome da sua empresa. Quanto mais sua empresa fica conhecida, mais fácil é fixar o nome e vender o produto, pois as pessoas preferem fazer negócios com empresas e marcas conhecidas.

Conheça algumas dicas para prospecção de cliente

Conheça o seu mercado

Procure se informar sobre o seu nicho de atuação e, especialmente, sobre o perfil do público-alvo da empresa. Assim, você conseguirá agir de forma correta na hora em que for abordar novos clientes.

Ofereça soluções e não produtos

Todo bom vendedor já compreende que, no mercado atual, não é mais possível prospectar clientes para produtos. O segredo, na hora de procurar clientes novos, é oferecer-lhes soluções para suas demandas rotineiras.

Use a tecnologia

A prospecção de clientes também deve ser feita com a ajuda da tecnologia. Utilize os buscadores, como o Google, e as redes sociais para realizar suas pesquisas.

Faça uma lista de nomes e inicie os estudos para que posteriormente possa partir para captação de clientes.

Indicações

Tem uma carteira volumosa, com clientes antigos e satisfeitos? Peça indicações de nomes com quem você possa entrar em contato.

Além disso, também é interessante prospectar clientes segmentados, indicados por associações e organizações em geral.

Follow up

A prospecção de clientes não se resume ao primeiro contato. É muito importante que o vendedor cative o consumidor até que efetivamente feche o contrato.

Mande e-mails, coloque-se à disposição para atendimentos futuros, envie apresentações virtuais do produto ou serviço, ligue de tempos em tempos perguntando se pode ajudar de alguma forma.

Metas e objetivos

Procurar clientes novos pode ser um desafio e tanto, mas ficará mais fácil e motivador se o vendedor traçar metas e estratégias para aumentar a rentabilidade da empresa.

Estabelecer um número x de contatos a serem realizados diariamente e, inclusive, estipular objetivos pessoais para novos contratos e seus respectivos valores de comissões.

Use essas dicas no seu dia a dia e logo notará a diferença na hora de produzir. Conheça também a importância da Cultura Organizacional, clique aqui e saiba mais.

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