SIM – O Sistema de Informação de Marketing para análise

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O SIM, Sistema de Informação de Marketing, é um sistema que envolve processos, pessoas e equipamentos, com o objetivo de coletar, selecionar e analisar informações e repassá-las para os responsáveis de marketing para que eles possam tomar decisões mais assertivas.

Atualmente, o SIM é composto também pelo Business Intelligence (Inteligência Empresarial), que visa coletar nas mais diversas fontes possíveis informações e dados que possam ser estruturados para compor uma base de inteligência de mercado, construindo conhecimento sobre o mercado/concorrência para a empresa.

O SIM tem o potencial para responder a questões de forma confiável e sistemática e determinar a qualidade da tomada da decisão. Alguns benefícios que o sistema de informação oferece para a empresa são: valor agregado aos produtos, maior segurança, melhor serviço, vantagens competitivas, menos erros, maior precisão, produtos de melhor qualidade, maior eficiência, maior produtividade e mais oportunidades.

Sob uma perspectiva estratégica, e para o sucesso de uma empresa, o sistema de marketing requer o exame do mercado em termos de tendências, eventos e demandas de mercado, bem como das oportunidades oferecidas em longo prazo.

Como resultado da análise das oportunidades de marketing e da avaliação do potencial competitivo da empresa, comparativamente à concorrência, ela poderá decidir como irá posicionar-se no mercado em relação aos concorrentes de modo a formar uma imagem diferenciada em termos de produto, preço, promoção e praça de entrega.

Para modelar o sistema, o computador pode ou não ser utilizado. Seu uso depende do tamanho da empresa, do volume de negócios, do nível de complexidade do SIM, de recurso disponível para o investimento e a frequência de demanda pelas informações.

O processamento de dados com a utilização de tecnologia contribui para processar mais rápido as informações, facilitar o acesso e ampliar seu armazenamento.

 Diferenças entre SIM e pesquisa de marketing.

A confusão entre sistema de marketing e pesquisa de marketing é frequente, mas os dois são bem diferentes.

  • O SIM tem um alcance muito mais amplo do que a pesquisa de marketing.
  • O SIM envolve dados internos e externos, enquanto a pesquisa de marketing utiliza apenas os dados externos;
  • Enquanto a pesquisa visa solucionar problemas, o SIM envolve prevenção e solução utilizando Bid Data;
  • O SIM não tem um fim, ele é um ciclo, enquanto a pesquisa é voltada para projetos temporalmente limitados;
  • O objetivo do SIM é usar informações passadas para determinar tendências futuras, a pesquisa visa entender tendências passadas;

De forma simplificada, podemos dizer que a principal diferença entre esses dois recursos do marketing é que a pesquisa de marketing tem um caráter mais limitado, enquanto o SIM é um mecanismo de operação que auxilia na tomada de decisões mais estratégias, baseadas na análise de dados.

Agora você conheceu as principais funções do SIM, que tal aprender um pouco mais sobre SAC 2.0 e Terceirização de Setores? O Grupo Asserth explica para você.

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