Campanhas de Incentivo ao colaborador – O que são e como fazer

0
1936
campanhas-de-incentivo-ao-colaborador-oque-sao-e-como-fazer

Quem não gosta de ganhar prêmios? E se eles estiverem relacionados com reconhecimento no trabalho, é ainda melhor. As Campanhas de incentivo ao colaborador fazem isso, instigam os funcionários oferecendo para eles desafios e prêmios para os que querem evoluir e ajudar a empresa com resultados melhores.

Como o nome já diz, é uma campanha para incentivar os colaboradores, para atingir um resultado proposto, funciona assim: unindo motivação, reconhecimento e recompensa em uma estratégia relacionada à gestão de pessoas para a atração e retenção de talentos.

Quanto mais campanhas de incentivo a empresa faz, melhor será o relacionamento com os funcionários, uma vez que, isso criará um relacionamento de confiança e reconhecimento de ambas partes. Será uma ação de feedback automática, sem ruído entre as comunicações, e sem injustiças.

O objetivo é estimular a equipe a alcançar metas, mas os benefícios vão além dos bons resultados: a energia psicológica põe o colaborador em movimento, e a motivação impulsiona toda a equipe. Para isso, porém, é fundamental compreender quais são os mecanismos que ativam a sensação de comprometimento e estimulam um desempenho extraordinário em cada pessoa.

Defina um período de duração da campanha e feche esse período com chave de ouro. Prepare um momento especial, não só uma reunião genérica para anunciar o vencedor. Se você separar um tempo para avaliar as performances e proporcionar feedback, todos os vendedores sentirão que ganharam algo no processo, ainda que não tenham ganho o prêmio principal.

Se feitas da forma certa, as campanhas de incentivo sempre terão resultados positivos. Não as veja como gastos, mas como investimentos na motivação da equipe de vendas, o que resulta em retorno vantajoso.

Veja algumas dicas para elaborar uma boa campanha de incentivo ao colaborador.

Criação e planejamento

É definido um tema para a campanha, algo que seja bastante motivador e relacionado com os objetivos da empresa. Na maioria das vezes se define também um logotipo e slogan da campanha.

Lançamento

São enviados convites impressos e e-mail marketing para os vendedores. às vezes um pequeno brinde também é distribuído. Essas comunicações explicam todas as regras, duração e premiações da campanha.

Manutenção e motivação

É muito importante manter os vendedores motivados durante a ação de incentivo de vendas, enviando e-mails, mudando periodicamente os cartazes e anunciando resultados parciais de vendas e os primeiros colocados a cada período. Pode-se usar também um blog e grupos fechados nas mídias sociais.

Cerimônia de premiação

O resultado pode ser deixado em segredo e só revelado em uma premiação final. Em alguns casos inclui uma festa com atrações, música e jantar, podendo ocorrer inclusive em um hotel ou resort. É claro que isso vai depender de seu orçamento.

Gostou? Não esqueça de conferir nossas dicas sobre como elaborar uma bom currículo. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui