entenda-o-que-e-a-politica-de-compliance-beneficios

Entenda o que é a Política de Compliance. A palavra “compliance” tem origem na língua inglesa e significa “conformidade”.

No Brasil, principalmente em função dos termos adotados pela legislação, surgiram diferentes sinônimos, como “Programa de Compliance“ ou “Programa de Conformidade”.

Todos indicam uma política cuja preocupação principal é deixar as regras claras e garantir que elas sejam cumpridas.

Por exemplo:

  • política de compliance: refere-se ao conjunto de medidas com o objetivo de alcançar a aderência às leis e aos padrões éticos;
  • empresas in compliance: refere-se à situação em que uma organização está aderente às leis e aos padrões éticos de conduta.

Por outro lado, é importante ter em mente que, em algumas medidas, e regras sempre existiram nas empresas brasileiras, mesmo antes da Lei 12.846/2013.

Na verdade, o compliance seria uma nova roupagem para essas ações, que já faziam parte da dinâmica da convivência em sociedade.

Qual a importância de uma política de compliance efetiva?

Com a maior demanda da sociedade por organizações que sigam a lei e a ética, a política de compliance ganha uma importância singular, que pode ser verificada em diferentes aspectos:

Viabilidade de negócios

As instituições públicas e privadas, cada vez mais, exigem a política de compliance como condição para a realização de negócios.

Fato que já pode ser visto em diversos bancos para concessão de financiamento e em algumas unidades da federação, como Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Diferencial competitivo

A política de compliance se revela um diferencial para as empresas que contam com práticas robustas e sistemas mais evoluídos, uma vez qee
sociedade valorize, cada vez mais, o comportamento correto, a ética e o respeito às leis.

Benefícios diretos e indiretos

Outro ponto a ser destacado são os benefícios diretos e indiretos da implementação de uma política compliance efetiva, que, por si só, podem ser de grande importância para a empresa. Por exemplo:

  • melhorar a análise e a gestão de risco, com processos mais criteriosos e abrangentes;
  • estabelecer uma imagem positiva perante a sociedade;
  • desenvolver-se como marca empregadora, ou seja, tornar-se uma empresa atrativa para as pessoas trabalharem, bem como para reter talentos;
  • evitar punições legais e os efeitos negativos dessas consequências para imagem da empresa;
  • minimizar os danos diante de uma infração, dispondo de meios para colaborar com as autoridades.

Tudo isso cria condições favoráveis para o desenvolvimento da empresa, bem como para o seu crescimento na ampla maioria dos segmentos.

Entendeu como a Política de Compliance funciona? Conheça também o que é o BPO, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui