Processos de Negócios – Ciclo de Gerenciamento.

0
1267
processos-de-negocios-ciclo-de-gerenciamento

De forma simples, processo de negócio é uma sequência de atividades iniciadas a partir de uma demanda e com o objetivo de entregar algum resultado. Qualquer organização, pequena ou grande, é um organismo vivo que interage com o público e com os setores da empresa, e cada uma dessas interações tem seus processos.

Todos os processos devem ter claramente definidos uma entrada e uma única saída. Estas entradas são compostas de todos os fatores que contribuem (quer diretamente ou indiretamente) para o valor acrescentado de um serviço ou produto. Esses fatores podem ser classificados em processos de gestão, processos operacionais e processos de apoio.

Conheça um pouco do gerenciamento de processos.

Modelar

A fase de modelamento inicia quando começamos a juntar informações sobre o processo. Essa é a hora de conhecer o processo a fundo, quais são os passos, quem faz parte dele, onde o processo começa e onde termina, qual é seu propósito. Com essa informação, é criado um diagrama de fluxo, para visualizar o processo como um todo.

Implementar

O próximo passo no ciclo de gerenciamento de processo é se preocupar com como o processo é executado. Se antes analisamos a fundo o processo, agora vemos como ele é implementado e realizado. Esse é o primeiro passo para a execução, o momento quando ela começa.

Executar

Quando colocamos em prática o que visualizamos na fase de modelagem, vemos que melhorias funcionaram ou não, e procuramos por mais oportunidades de crescimento. A fase de execução é uma fase chave no ciclo de gerenciamento de processos, e é crucial que seja feita corretamente.

Monitorar

Quando o projeto for implementado, é indispensável o monitoramento do processo, já que fatos e números serão a base de um monitoramento confiável. Isso mostrará se as premissas iniciais estavam corretas, se os objetivos estabelecidos no começo foram atingidos, no que o processo influencia na empresa e quais são seus impactos interna e externamente.

Pode parecer que essas etapas estão separadas uma da outra, mas na verdade estão totalmente interligadas. Executamos e ao mesmo tempo monitoramos, assim que monitoramos otimizamos, e logo começamos tudo outra vez. Sempre há espaço para crescimento e melhora em um processo.

O ciclo de gerenciamento de processos é um projeto continuo de melhoramento. Para que funcione, é necessário que seja implementado corretamente e inserido na cultura da empresa. Para vermos resultados concretos, um software confiável deve ser utilizado.

As vantagens de se ter Processos de Negócio bem definidos e estruturados em uma empresa é ter uma visão melhor da organização, identificando seus pontos fortes, seus pontos fracos e a possibilidades de melhorias e de oportunidades.

Entendeu a importância de um bom Processo de Negócio? Conheça o BPM e o ECM.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui