contratacao-para-ter-uma-equipe-de-vendas-acima-da-media

Ao trabalhar com vendas, é comum que se tenha que analisar com frequência currículos para trazer novos talentos para a equipe, mais, até mesmo líderes experientes sofrem na hora de contratar um bom vendedor. Acerte na contratação para ter uma equipe de vendas acima da média.

O segredo para uma equipe acima da média está na seleção do pessoal: levar um tempo a mais analisando o perfil de cada colaborador para saber com o que realmente ele pode acrescentar no quadro geral é essencial para bater as metas.

Para uma boa contratação de vendedores, existem alguns passos a seguir. Não é uma “receita” pronta, e sim detalhes que fazem a diferença.

Confira algumas dicas de contratação para ter equipe de vendas acima da média

Identifique o perfil do vendedor ideal

Olhe para o seu melhor vendedor e analise quais as características que ele tem que fazem dele o melhor e faça o mesmo com seu pior vendedor. Feito isso, você terá um mapa das características que um vendedor deve ter para vencer no seu negócio.

Divulgue a vaga constantemente

Neste exato momento, tenho certeza de que há algum ótimo vendedor pensando em trocar de trabalho. Divulgue em todas as redes.

Selecione os currículos

Com um número considerável de currículos em mãos é preciso criar um filtro para chamar para entrevista. Para não perder tempo e fazer a triagem adequada, siga as etapas:

  1. uma leitura detalhada eliminando pessoas que moram em outras cidades, por exemplo.
  2. uma ligação telefônica e um rápido bate-papo, para conhecer o candidato;
  3. aplicação de algum teste psicológico simples para mais detalhes sobre a personalidade do candidato.

Entrevista coletiva

Para ganhar tempo, organize em uma sala cerca de 10 vendedores e, após apresentar a empresa, o trabalho e as condições de ganhos, faça perguntas abertas para conhecer um pouco os candidatos e eliminar os que estão claramente fora do perfil descrito no 1° passo.

Entrevista individual

Nada substitui ainda o antigo olho no olho. Converse francamente e em um ambiente o mais informal possível com o candidato para descobrir suas reais pretensões e habilidades. As cinco perguntas a seguir devem sempre ser feitas em uma entrevista:

  1. O que mais aprecia na profissão?
  2. O que gostaria de estar fazendo daqui cinco anos?
  3. Qual o seu ponto forte e seu ponto fraco?
  4. Por que devo contratar você?
  5. Como tem se atualizado ultimamente?

Os não-negociáveis

Esse é um termo que faz parte da cultura Disney, é uma espécie de cartilha que contém aquilo que é de mais importante para a empresa e ela não abre mão em hipótese nenhuma.

Coloque em uma folha de papel tudo aquilo que você não abre mão, como: pontualidade, boa aparência, honestidade, trabalho aos sábados, entre outros.

Aplique essas regras e tenha uma equipe selecionada para o sucesso, mias não esqueça dos incentivos. Clique aqui e entenda sobre campanhas motivacionais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui