Fluxograma de Recrutamento e Seleção – Passo a passo

0
14005
fluxograma-de-recrutamento-e-selecao-passo-a-passo

Conhece o Fluxograma de Recrutamento e Seleção? Ele é um diagrama que contém passo a passo de todos os processos que envolvem a contratação de funcionário. O setor responsável por executar esse processo pode ser o RH da empresa ou uma empresa terceirizada, o que é mais recomendado.

O Fluxograma de Recrutamento e Seleção pode ajudar muito quanto as burocracias administrativas do processo seletivo. Principalmente para empresas que precisam contratar diversos funcionários em uma única vez, uma vez que o controle das ações é total e as chances de ocorrer algum erro é menor.

Uma das vantagens do Fluxograma é que todos os envolvidos possuem acesso ao que está acontecendo. Além disso, o Fluxograma ajuda na comparação dos candidatos, especialmente nos momentos em que é preciso encontrar e destacar os diferenciais entre os escolhidos para a vaga em aberto.

Conheça 8 etapas principais do Fluxograma de Recrutamento e Seleção:

  1. Desenho do cargo

Esta é a etapa inicial. Nela, a vaga será descrita, assim como suas atribuições e necessidades.

  1. Definição de atribuições e salários

As empresas devem acordadas detalhes como:

  • Perfil desejado;
  • Funções;
  • Condições salariais;
  • Horário de trabalho;
  • Benefícios.
  1. Divulgação da vaga ao mercado

O anúncio da vaga deve ocorrer de acordo com o combinado entre a contratante e a empresa terceirizada, podendo sem divulgada no site de ambas empresas, em redes sócias ou mesmo em instituições de ensino.

  1. Triagem de currículos

Aqui começam as etapas eliminatórias. Na triagem de currículos o responsável pela seleção escolhe os mais apresentáveis e aqueles que estão de acordo com as necessidades da vaga.

  1. Testes de conhecimento especifico

Os candidatos que passaram na triagem de currículos começam a ser chamados para uma entrevista. É importante passar para ele todos os atributos da vaga e analisar a sinceridade dos conhecimentos que ele diz ter.

  1. Entrevista

Nesta etapa, serão analisados os resultados do teste conhecimentos específicos e o confronto de tudo o que fora dito até o presente momento. O recrutador ou responsável precisará de total atenção e discernimento para enxergar além daquilo que candidato diz. Atitudes, gestos corporais e uma série de detalhes podem ser imprescindíveis no momento da escolha.

  1. Avaliação e feedback

Terminada a fase de entrevistas, os responsáveis farão uma avaliação para seleção do perfil mais adequado ao preenchimento da vaga.

  1. Contratação

Para finalizar o processo de contratação, o novo funcionário deve receber a lista de documentos que precisa apresentar à empresa para elaboração de contrato, de acordo com as condições acordadas previamente.

Agora que você entendeu a importância do Fluxograma, que tal você conhecer um pouco mais sobre o Departamento de Recursos Humanos? O Grupo Asserth explica para você.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui