soft-skills

Tão falada nos dias de hoje, as ‘soft skills’, são as habilidades “não-técnicas” de um profissional, competências pessoais que indicam a forma como aquela pessoa lida com os problemas, como se relaciona e interage com as diferentes pessoas.

E as hard skills, o que são?

São as habilidades técnicas, não comportamentais. Ou seja, tudo aquilo que você aprende no ensino formal ou não, em cursos, treinamentos, na graduação e pós-graduação.

Ambas são importantes tanto no olhar quem recruta, como do lado de quem quer uma posição no mercado de trabalho.

Dentre as Soft Skills mais importantes, considere estas 8 abaixo:

Comunicação (boa comunicação)

Trabalho em equipe.

Resiliência.

Proatividade.

Empatia.

Ética no trabalho.

Pensamento crítico.

Criatividade

Um excelente exemplo de soft skill, na prática é a chamada inteligência emocional, que resumidamente poderíamos dizer que é a capacidade de lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, sem impulsividade ou arrependimento posterior.

Imagine profissionais que lidam de forma mais tranquila com a pressão, saibam gerenciar o seu próprio tempo e da e equipe e tenham empatia, se coloquem no lugar do outro.

Eles tendem a ter sucesso em cargos que demandam gestão de equipes ou o contato com os clientes, fornecedores.

A Proatividade, trabalho em equipe está relacionada também ao “vestir a camisa” da empresa e saber abrir mão da sua ideia em prol do sucesso do conjunto.

Claro, ninguém tem 100% destas competências totalmente desenvolvidas e existem diversos treinamentos, mentorias, processos de feedback e outros recursos que auxiliam o profissional a perceber seus pontos fortes e fracos e assim focar no desenvolvimento destas competências.

Asserth na sua escolha!

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui