No mundo dos negócios é importante entender como funcionam todos os departamentos, não é mesmo? Mas, quando os departamentos se complementam e até se confundem, como é o caso do departamento comercial e o de marketing?
Apesar de serem departamentos interligados, uma vez que as ações de marketing são essenciais para a venda de produtos e serviços e que os objetivos do marketing só podem ser atingidos se as vendas forem concretizadas, eles possuem diferenças significativas.
Tanto a Gestão Comercial quanto o Marketing Empresarial são atividades complexas, que envolvem uma série de ações importantes para a boa performance da empresa. Por essa razão, as dificuldades que os profissionais desses dois campos enfrentam dentro de um negócio são muitas.
De forma prática o Departamento comercial é a linha de frente da empresa, e o Departamento marketing, pensa e estuda o mercado e os consumidores visando descobrir soluções para problemas ou para aumentar o faturamento da empresa.
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Comercial
A área comercial é uma área separada para focar no principal objetivo em comum: vendas. O profissional do comercial é o responsável por contatar possíveis compradores e manter contato com os clientes, ele atende ou ajuda o cliente a escolher o produto até que conclua a venda. Apesar de sua grande importância, o setor não faz depende do trabalho do marketing e do trade marketing.
Marketing
O marketing é uma comunicação feita fora do ponto de venda. É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, também envolve a administração do relacionamento com o cliente de forma que a organização e seu público interessado sejam beneficiados.
Para isso, são usadas técnicas analíticas de mercado, métodos de precificação adequados, ferramentas de planejamento, ações de relacionamento com clientes, ferramentas de monitoramento, entre outras técnicas.
Também tem o Trade Marketing, que é o processo direto de conquista do consumidor no PDV.
Profissionais dessa área buscam adaptar os produtos, logística e as ações de marketing com os canais de venda, sempre pensando na melhor experiência de compra do consumidor. Nessa área, estão previstos o gerenciamento de categorias, técnicas de exibição, ações no PDV e campanhas de incentivo etc.
Por isso que é tão importante diferenciá-los. Desse modo, cada um sabe bem o seu papel e se torna mais propenso a obter sucesso em suas metas.
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