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Os chatbots ganharam muito espaço no mercado e existem muitas possibilidades de aplicação na estratégia de marketing de um negócio.

Chatbots são softwares com interface baseada em diálogos que permitem que os usuários conversem com as empresas e sistemas e recebam respostas automaticamente.

Eles são utilizados em inúmeras finalidades e podem transformar a forma como o marketing é realizado em uma empresa, tornando-se importantes para qualificar e gerar leads, coletar dados de mercado e se adaptar aos clientes.

Conheça as possibilidades que um bom chatbot pode ter no marketing da empresa.

Nutrição de leads para o marketing

Os chatbots são excelentes ferramentas de comunicação. São mais ágeis que um e-mail e mais íntimos que publicações em redes sociais. É possível aproveitar essas características para estruturar uma estratégia automatizada e eficiente de nutrição de leads.

Uma boa nutrição guia e engaja um lead por uma jornada de compra até o momento da conversão. Quando isso é feito por meio de um chatbot em um diálogo com o consumidor, é possível automatizar essa progressão de forma inteligente.

Maximizar as vendas online

Uma das funções mais usuais dos chatbots é a automatização de vendas. Muitas empresas já utilizam essa tecnologia para isso, permitindo que os clientes comprem online em uma interface de diálogo mais natural que as interfaces visuais do e-commerce.

Em uma conversa com um chatbot, o potencial cliente pode saber todos os detalhes técnicos dos produtos ou serviços oferecidos e fazer comparações até tomar a sua decisão final.

Lembrando que, os chatbots ficam disponíveis para tirar dúvidas de clientes 24 horas por dia, sete dias por semana.

Qualificação de leads

A qualificação de um lead baseia-se em descobrir em que momento do funil de vendas o consumidor está, para saber qual a melhor estratégia a seguir na jornada de compra.

Com os chatbots, é possível qualificar leads de forma automatizada, regular e inteligente regular através de perguntas simples.

Agilidade e eficácia

Quando um cliente entra em contato com a empresa, ela pode atendê-lo com um chatbot ou uma pessoa real. A vantagem é que através do chatbot, ele pode fornecer respostas mais rápidas e precisas para dúvidas ou problemas simples.

Um atendimento personalizado não é só mais agradável para um consumidor como é também mais eficiente, já que tratará suas demandas e preferências com objetividade.

Coleta de dados

Quanto mais dados, mais eficiente é uma estratégia de marketing. A comunicação entre um potencial consumidor e o chatbot gera inputs que podem ser analisados e transformados em insights para o aprimoramento da estratégia de marketing.

Ao criar formatos de diálogos que sejam propositalmente relacionados com o objetivo de coleta de dados. Com isso, os chatbots funcionam como uma espécie de ferramenta de pesquisa de mercado.

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