A Integração de Sistemas é uma técnica que promove uma grande melhoria no desempenho e na organização das operações de um negócio. Ela pode ser promovida buscando a redução de custos, diminuição da burocracia e eliminação de gargalos operacionais.
Além disso, a integração de soluções permite a criação de rotinas com maior comunicação, colaboração entre profissionais e alinhamento das estratégias.
Para permitir que as soluções de TI sejam empregadas para a circulação de informações entre vários setores, gestores podem implementar diversas técnicas.
O uso de plataformas de cloud computing e APIs, por exemplo, simplifica a criação de interfaces de comunicação e amplia a capacidade da empresa escalar os recursos.
Ao migrar os sistemas para a nuvem, as comunicações ganharão maior segurança e confiabilidade. A troca de dados será feita em ambientes isolados e o gestor poderá distribuir melhorias automaticamente para todos os usuários.
Já o uso de APIs, agiliza a adaptação de sistemas para um ambiente em que a troca de informações seja constante.
As APIs são interfaces de comunicação que podem ser utilizadas por aplicativos para a requisição de informações, modificação de dados ou apenas comunicação entre softwares. Elas podem ser implementadas facilmente, ampliando a quantidade de funções que um software possui.
Quais são as vantagens da integração de sistemas
A integração de sistemas causa um grande impacto no funcionamento do negócio. Rotinas são otimizadas e processos passam a ser feitos com maior colaboração entre profissionais de vários setores. Entre as principais vantagens dessa abordagem, podemos citar:
Redução de custos
A eliminação de gargalos operacionais causa a diminuição contínua dos custos orçamentários de processos corporativos. Nesse sentido, gestores de TI podem investir na integração de sistemas para criar fluxos de trabalho mais simples, automatizados e com menor grau de retrabalho.
Consequentemente, a empresa poderá executar as suas atividades com um nível menor de retrabalho, tornando projetos e serviços mais econômicos.
Melhoria na performance
Ter uma cadeia operacional de alta performance é fundamental para que a empresa consiga atender com maior capacidade os seus clientes e parceiros comerciais.
Ambientes corporativos com maior colaboração entre setores podem gerar receitas maiores. Setores poderão se comunicar com mais facilidade, definindo estratégias em conjunto e criando rotinas de trabalho mais eficazes.
Otimização de processos
A otimização de processos deve ser feita continuamente em todos os empreendimentos que buscam manter-se competitivos em médio e longo prazo.
Ao integrar sistemas, a empresa passa a ter processos mais fáceis de serem otimizados.
Maior integração entre setores
A criação de ambientes com alta integração é algo inerente a qualquer empreendimento que consegue atender às necessidades do mercado com serviços de alta qualidade.
Nesse sentido, quando a empresa passa a ter serviços integrados todos os seus setores podem ter um alinhamento mais preciso, criando estratégias mais eficazes e capazes de gerar receitas mais amplas.
Conheça também as vantagens de se ter uma boa Cultura Organizacional, clique aqui e saiba mais.