Sistema de Informação – O processo de coleta de dados

0
5143
Sistema-de-Informação-o-processo-de-coleta-de-dados

Sistema de informação é o modelo, automatizado ou manual, de processos responsáveis pela coleta e transmissão dados que sejam úteis ao desenvolvimento dos produtos ou serviços das empresas.

Todos os componentes do sistema de informação são interligados, fazendo com que atuem em conjunto para alcançar um objetivo.

As organizações têm investido cada vez mais no que diz respeito à disponibilidade e credibilidade das informações que são emitidas pelos sistemas de informação. Administrar esse tipo de sistema, apesar de não ser uma tarefa fácil, garante que muitos processos, principalmente os que demandam decisões, sejam feitos de forma mais ágil.

O diferencial dos sistemas informatizados está no tempo que deixa de ser gasto com verificações e análise de dados, já que os relatórios são processados de forma rápida, prática e com uma menor possibilidade de erros. As empresas devem fazer uma auditoria regular nesses sistemas para evitar essas falhas, geralmente relacionadas a má administração, e assim garantir resultados satisfatórios.

Outro ponto que atraí as organizações é a competitividade que um bom sistema de informação trás. Os consumidores preferem as empresas com maior rapidez no processamento e no retorno das suas solicitações, consequentemente escolhem as instituições com o melhor sistema.

Os sistemas de informação podem ser classificados de diversas formas. Veja alguns exemplos:

  • Sistema de informação operacional; gera a informação referente às transações de uma empresa.
  • Sistema de informação de gestão; soluciona problemas empresariais em geral.
  • Sistema de informação estratégica; analisa as variáveis do negócio para uma boa tomada de decisões.
  • Sistema de informação executiva; feita para diretores, gerentes e administradores.
  • Sistema de automatização de escritórios; ajuda no trabalho administrativo.
  • Sistema especializado; simula o comportamento de um especialista na área desejada.

A tecnologia necessária para informatizar os processos corporativos não é barata e exige profissionais especializados. É preciso escolher um sistema que se enquadre na sua demanda e que atenda o fluxo da empresa, mais é importante que a política de segurança da informação seja explicada desde o início das operações para o profissional que irá montar seu sistema, pois os dados que serão trabalhados devem estar 100% seguros.

Agora você conheceu as principais funções do Sistema de Informação, que tal aprender um pouco mais sobre SAC 2.0 e Terceirização de Setores? O Grupo Asserth explica para você.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui