Diferenças entre o Trade Marketing e o Merchandising

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Já falamos sobre as diferenças entre Trade Marketing e Marketing, agora é a vez de conversarmos sobre as diferenças entre o Trade Marketing e o Merchandising.

O merchandising está intimamente ligado ao trade marketing, assim como as leis estão para o advogado, o que significa que um precisa do outro para que se completar e funcionar da melhor forma.

Entretanto, o trade marketing vai mais além do que o merchandising já que este é apenas um complemento que acrescenta valor às suas ações.

O que é trade marketing e merchandising?

De forma simples, o trade marketing é um modelo de gestão que interage com o marketing de vendas, buscando atender às demandas do mercado de forma estratégica, isto é, atendendo tanto às expectativas dos clientes – revendedores – como às expectativas dos consumidores finais.

Já o merchandising pode ser entendido como um conjunto de técnicas e de informações visuais que contribuem para que um produto se destaque e, desta forma, aumente a sua venda e a sua reposição.

O que esperar do Merchandising?

Merchandising resulta em conversão, conversão é resultado, resultado é lucro.

Os detalhes do seu produto partindo da embalagem até o momento em que o distribuidor coloca a mercadoria na loja, tudo é planejado pelo Merchandising.

Quando passa a entender o ponto de venda como ponto de relacionamento ou ponto de contato, o conceito do que é merchandising torna-se ainda mais amplo.

A sua missão como marca é promover uma conexão emocional e sensorial dos produtos com o cliente.

Merchandising dentro do Trade Marketing

Dentro do Trade Marketing, o Merchandising faz uso de técnicas, ações ou de qualquer material promocional com o objetivo de influenciar as decisões de compra dos consumidores.

As ações de Merchandising podem acontecer no ponto de venda (PDV) e entre os materiais utilizados encontram-se ações em mesas, cadeiras, banner, freezer, cartazes, gôndolas, display, em resumo, em uma série de materiais que garantem que o produto tenha visibilidade e, consequentemente, seja vendido, fazendo o estoque girar.

Cada peça promocional acompanha a logomarca do produto. Em alguns casos, dependendo da infraestrutura, pode haver um planejamento de merchandising mais abrangente no local onde se encontram os PDV’s.

Pode-se realizar ações de merchandising em ônibus, placas de padarias, TV, Rádio e também em processos de degustação de produtos em supermercados, bares e restaurantes, de modo que o produto seja destacado e reconhecido.

Agora que você conheceu as ações do merchandising no Trade Marketing? Que tal você conhecer um pouco mais sobre Marketing Corporativo e melhorar seu desempenho empresarial?

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