Gestão de Recursos Humanos Estratégico – O que é

0
1541
gestao-de-recursos-humanos-estrategico-o-que-e

Gestão de Recursos Humanos Estratégico é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Qual é a diferença do RH estratégico para o tradicional?

A diferença principal entre o RH estratégico e o tradicional é a eficiência maior que o primeiro apresenta em relação ao segundo.  E essa é uma característica que beneficia toda a organização.

Segundo um artigo da revista Exame, estudos publicados por consultorias respeitadas demonstram que há uma conexão direta entre a eficiência da área de recursos humanos e o desempenho da empresa. O autor concluiu que uma organização que possui um RH eficiente e estratégico tem um resultado econômico duas vezes maior do que uma empresa que não possui uma gestão eficaz de pessoas.

Já o RH tradicional falha muitas vezes nesse quesito. Outra diferença entre os tipos de gestão de RH, é em relação com os cuidados com a retenção de talentos e a rotatividade de colaboradores. Enquanto um RH estratégico atrai e retém profissionais talentosos que podem contribuir para o progresso da empresa, um setor com baixo desempenho de gestão não é um chamariz desses trabalhadores.

Qual é a importância do RH estratégico para sua empresa?

O RH estratégico fornece inúmeras vantagens para uma instituição, entre elas destaca-se o alinhamento de gestão de pessoas com as perspectivas da companhia.

Na prática, o RH estratégico participa da elaboração do planejamento da organização para que, com base nesse planejamento, desenvolva o planejamento da sua área.

É necessário desenvolver uma série de ações em cada processo de gestão visando os objetivos da organização e o bem-estar das pessoas ligadas a ela.

Pensar o que o RH pode desenvolver com ou para as pessoas de forma a motivá-las a alcançarem resultados. O RH deve usar suas ferramentas engajar os colaboradores com a missão, a visão e os valores da organização.

O RH estratégico é capaz de influenciar não apenas o desempenho individual, mas também o da empresa, oferecendo estratégias possíveis que produzam resultados palpáveis em todos os níveis hierárquicos. Sendo assim, o setor adapta as necessidades da companhia.

Percebeu o quanto a Gestão de RH é importante? Que tal contratar uma empresa terceirizada para recrutar os profissionais da área administrativa? Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui