O planejamento do Trade Marketing parte do princípio de customer centricity, que significa, colocar o cliente no centro das decisões do negócio. Os gestores continuam tomando as decisões finais, mas tudo é feito com um profundo conhecimento do consumidor, de suas necessidades, expectativas e os canais de mídia e de comercialização que ele costuma utilizar.
Com essa visão, a indústria planeja cada ação com foco na entrega que será feita ao cliente final. Isso deve ser feito com base na estratégia de branding e em como a marca pretende ser vista pelo cliente.
O Grupo Asserth separou algumas ações que podem ser feitas. São elas:
Merchandising
Fazendo parte da estratégia de execução de vendas, as empresas têm adotado uma estratégia de merchandising que interage fortemente com os meios massivos, como TV, além de criar banners, outdoors, folhetos, displays e faixas de gôndola com linguagem e visual voltadas ao perfil do público.
Otimização de produtos
Os produtos devem ser adaptados, as embalagens modificadas, são criados programas de fidelização ou ações nos pontos de venda, como demonstração, amostras grátis e degustação do produto.
Criação e execução de eventos
Sendo responsável pelo atendimento ao consumidor final, os pontos de vendas têm sido geridos de forma estratégica e se submetidos a um planejamento de eventos para crescimento no curto, médio e longo prazos. O objetivo final é, além de fazer o PDV (ponto de venda) crescer.
Capacitação de profissionais
Para garantir que os produtos de uma marca estejam sempre destacados e postos de forma correta em gôndolas, prateleiras e PDVs, as organizações têm mantido equipes de promotores que auxiliam a distribuição e reposição de produtos. Além dessa função, cabem a eles identificar novas oportunidades de exposição em outros locais de vendas.
Gestão de preço
Para que os produtos tenham sempre um posicionamento adequado por preço, o Trade Marketing pode considerar utilizar alguns recursos de inteligência de preço que ajudem a monitorar as ofertas nas lojas e concorrentes.
Orientação para o varejista
O Trade Marketing pode compartilhar tendências, pesquisas e até mesmo sugerir um mix de produtos adequado para que o varejo trabalhe, com foco em obter giro e rentabilidade.
Análise de resultados
Os efeitos das ações devem ser considerados para entender o que foi positivo ou negativo. As estratégias precisam ser reformuladas constantemente, sempre com base nos indicadores anteriores e também nas novas demandas e necessidades do cliente.
É importante sim se aproximar das marcas mais estratégicas, chegando a acordos em comum, mas sem criar tantas estratégias em paralelo que acabem prejudicando a experiência do cliente.
Agora que você conheceu algumas das ações do Trade Marketing? Que tal você conhecer um pouco mais sobre Marketing Corporativo e melhorar seu desempenho empresarial.