controladoria-o-que-e-e-quais-as-vantagens-para-empresa

A terceirização da contabilidade já é bem comum e essa tendência passa a ser seguida também pela controladoria, que atua muito mais estrategicamente.

Pensar em um controller terceirizado significa trazer o mindset de controladoria para empresa, com custos menores e bem menos trabalho do que se você fosse montar uma equipe.

A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, que pode ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil. É uma área de assessoria e consultoria, normalmente fora da pirâmide hierárquica da organização.

Seja pelo acúmulo de tarefas ou mesmo pela falta de expertise nos assuntos que envolvem o departamento financeiro, deixar de lado tarefas diretamente relacionadas aos números e resultados pode ser perigoso para a empresa.

Diante desse desafio, as organizações devem elaborar um adequado planejamento estratégico que atenda às necessidades dos stakeholders, que podem trazer contribuições valiosas para que as decisões tomadas no presente apóiem as consequências geradas no futuro.

É na gestão dessas situações que está a controladoria, cuja missão é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial, assegurando a continuidade do negócio da empresa.

É importante que o controller conheça bem o ramo de atividade da organização, seus objetivos e metas, assim como também ter conhecimentos contábeis e administrativos.

As funções do Controller são:

  • Contabilidade,
  • Fiscal,
  • Financeiro,
  • Custos,
  • Planejamento Tributário,
  • Previsão Orçamentária Anual (Budget),
  • Planejamento Estratégico
  • Relatórios para tomada de decisões.

Importância da controladoria nas empresas

O monitoramento contínuo é fundamental para que a empresa alcance o sucesso. Afinal, em um mercado em constante desenvolvimento é preciso estar atualizado para garantir a competitividade e o esclarecimento do público consumidor.

Nesse cenário, é essencial contar com um planejamento estratégico, que preveja demandas diversas de clientes, fornecedores e outros stakeholders.

É exatamente nesse ponto que a função do controller se fazer necessária. Esse profissional faz o monitoramento exigido para que os objetivos desejados sejam alcançados.

Isso acontece por meio da integração de áreas e agrupamento de informações, que permitem elaborar relatórios financeiros e gerenciais. O resultado é uma precisão maior na gestão, que permite optar pelo melhor caminho e encontrar as soluções mais adequadas.

Entre os benefícios obtidos estão:

  • redução de riscos estratégicos em curto, médio e longo prazos;
  • visualização do cenário geral da organização;
  • aumento da produtividade, já que o retrabalho é evitado;
  • diminuição de custos desnecessários.

Como uma controladoria opera na prática?

A metodologia da controladoria é baseada no processo de controle. Na prática, ela se desenvolve por meio de padrões de qualidade que devem ser previamente estabelecidos.

Todos os colaboradores devem estar envolvidos, desde os níveis mais altos até os operacionais.

Desta forma, a controladoria poderá prestar contribuições importantes ao progresso da sua organização, possibilitando o equilíbrio diante das dificuldades existentes no ambiente operacional.

Compreendeu quais as vantagens de uma Controladoria, conheça também o que é BPO. Clique aqui e saiba mais.  

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui