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Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama 6M ou diagrama Espinha de Peixe, é uma forma gráfica, prática e intuitiva de resolver problemas em uma empresa, achando as causas baseando-se em um efeito negativo que se quer eliminar.

O Diagrama é uma das ferramentas de análise de problemas que faz parte do sistema de Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), em que o planejamento estratégico é desdobrado para todos os níveis da organização.

Comumente utilizado dentro do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), que é outra ferramenta de gestão bastante conhecida das empresas.

Entende-se como problema as situações em que os resultados corporativos ficam abaixo das metas anteriormente combinadas entre as áreas. O PDCA é usado para garantir o desdobramento, acompanhamento e controle dos objetivos estratégicos em cada área da organização.

Às vezes, um empresário nota que algo não está ocorrendo da forma que queria na empresa, seja na precificação dos produtos, no fechamento das vendas ou na manutenção de um follow-up constante e cuidadoso, por exemplo.

E de nada vai adiantar quebrar a cabeça para resolver esses problemas sem identificar corretamente por que surgem, quais são suas causas e como solucioná-las.

Solucionadas, corrigidas ou eliminadas as causas, automaticamente os efeitos delas, que são os problemas que queremos resolver, vão ser solucionados.

O que o Diagrama de Ishikawa faz?

Criado pelo japonês Kaoru Ishikawa, o tal diagrama nada mais é do que uma representação gráfica que ajuda você a realizar o controle de qualidade identificando as causas para cada efeito de um problema.

Em outras palavras, ele é uma ferramenta visual que auxilia a organizar o raciocínio lógico de causas para determinados resultados.

É por isso também que ele é conhecido por Diagrama de Causa e Efeito. Veja outros nomes:

  • Diagrama 6M
  • Diagrama Espinha-de-peixe
  • Diagrama de Causa e Efeito

O Diagrama de Ishikawa busca elencar os problemas e identificar as suas principais causas, permitindo que o gestor liste elas de maneira lógica ao categorizá-las hierarquicamente, atribuindo não só as causas como oportunidades de melhoria.

Como este diagrama trabalha com grupos de processos para Controle de Qualidade, muitas vezes os gestores utilizam a divisão 6M, que são as seis categorias mais utilizadas nos gráficos de Ishikawa.

São eles:

Mão-de-obra

Quando um colaborador causa um problema ao realizar procedimentos incorretos, é ansioso, tem pressa, é negligente etc.

Meio ambiente

Quando o problema é dimensionado ao espaço que o cerca, seja ele interno ou externo

Material

Quando os materiais utilizados não estão em conformidade com as especificações para a produção de determinada tarefa

Método

Quando a metodologia utilizada tem grande efeito negativo sobre o trabalho

Máquina

Quando um equipamento está com defeito, está em falta ou é inadequado para o trabalho

Medida

Quando o efeito é causado por uma medida tomada erroneamente durante o processo

É claro que estes são somente alguns exemplos, comumente aplicado a indústrias, mas é possível criar as suas categorias de acordo com as informações do problema a ser resolvido.

Entendeu como o Diagrama de Ishikawa pode ser benéfico para os processos nas empresas? Conheça também os CRMs, clique aqui e saiba mais.

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