O dia 1º de maio, dia em que é comemorado o Dia do Trabalhador, é uma homenagem aos trabalhadores mortos na Revolta de Heymarket, que lutavam por direitos básicos aos operários. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização.
Com origem nos Estados Unidos, o dia 1º de maio de 1886 ficou marcado pelo início da greve que paralisou o país, e que teve repercussão mundial. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Que nesse dia 1º, os trabalhadores possam conscientizar-se das pequenas vitórias e das lutas que ainda precisam ser travadas.
Dia 1º de Maio no Brasil:
– Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).
– Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Nós do Grupo Asserth agradecemos a colaboração e empenho de cada um dos nossos funcionários! Parabéns por este dia 😉