Big Data – A análise dos conjuntos de dados públicos

0
2434
big-data-a-analise-dos-conjuntos-de-dados-publicos

Conhece o Big Data? O termo refere-se à análise dos conjuntos de dados públicos, que precisam ser processados e armazenados em grande volume, velocidade e variedade, resultando nos 3 Vs que marcam o big data.

As ferramentas de Big Data são de grande importância na definição de estratégias de marketing, por exemplo. Com elas é possível aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões de negócios mais inteligentes.

É o que há de mais completo atualmente para reunir dados de clientes, permitindo minimizar erros estratégicos. Também por isso, as informações que o Big Data revela são valiosas para qualificar a relação com aqueles que compram um produto ou serviço de uma empresa.

Onde aplicar o Big Data?

As aplicações de técnicas de Big Data são particulares de cada cenário.

Por exemplo, em um portal de educação que consegue cruzar dados comuns de idade, altura, peso, sexo e localização de 5 milhões de usuários por mês, e definir qual faixa etária, região e sexo têm mais propensão à evasão escolar.

Vale a pena investir no big data?

Para muitas empresas, mesmo pequenas, o big data pode agregar bastante. Mas essa análise é particular e cabe ao empreendedor também considerar a viabilidade do investimento conforme o seu momento e projeção financeira.

Por ser um processo bastante técnico, é indicado que profissionais especializados realizem todos os passos desde o planejamento até o monitoramento.

Lembrando que é importante conhecer o cliente (o antigo, o atual e o futuro). Nenhuma empresa sobrevive sem clientes que precisam de uma carteira composta por compradores de qualidade e em quantidade.

Uma ficha de cadastro de clientes, já é o primeiro passo. Caso perceba que ela cumpre apenas parcialmente as suas necessidades, pode automatizar o processo a partir de um software de gestão que ofereça CRM(Customer Relationship Management), ou Gerenciamento de Relacionamento com Clientes, em português.

Ao conhecer o big data, avaliar a necessidade e reunir tudo o que precisa para adotá-lo, a empresa estará pronta para dar o próximo passo.

Entendeu como funciona o Big Data e quais as aplicações? Conheça também como funciona o SIC, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui