Comunicação Institucional – A área que implica conhecer as instituições

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A Comunicação Institucional é uma área da Comunicação que implica conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades (histórico, visão, missões, valores, filosofia e políticas), não se limitando apenas na divulgação institucional e mercadológica.

Podemos considerá-la como um meio de estruturar a comunicação externa e interna da Instituição através de planejamentos, implementações, gerenciamentos e uso de tecnologias.

Estas ferramentas estão intimamente relacionadas aos aspectos corporativos, enfatizando ações voltadas para a missão, visão, valores e filosofia da empresa. Ou seja, a Comunicação Institucional é uma estratégia para compartilhar e reconhecer as características e atributos da organização.

Qual o objetivo da comunicação institucional?

Com o entendimento do funcionamento e da importância da comunicação no ambiente empresarial é possível identificar o porquê de sua aplicação e do investimento em estratégias nesse tipo de atividade organizacional.

Para as empresas, a comunicação deve cumprir o objetivo de tornar público os conceitos e culturas gerados dentro da organização, favorecendo o intercâmbio interno e externo de informações e de notícias a respeito de suas propostas comerciais.

É possível melhorar os resultados financeiros e a confiança de investimento no mercado a partir da estratégia de comunicação organizacional, devemos considerar a importância do público interno e externo da empresa em todos os seus processos e ações institucionais.

Porque a comunicação institucional é importante?

Elaborar a Comunicação Institucional é conhecer e compartilhar características de uma empresa, sobretudo seus valores.

Elas buscam preservar e consolidar sua imagem com os clientes e parceiros e, se ocorrer alguma crise, precisam de alguém que ajude a manter essa imagem de respeito intacta junto à imprensa.

Quem trabalha a Comunicação Institucional?

O profissional que trabalha nesta área em geral tem afinidade em trabalhar com textos.

Tem como qualidades pessoais a persuasão e a argumentação, tem domínio da língua portuguesa, e é capacitado para defender pontos de vista diversos, além de ter facilidade para se adaptar a novas mídias e meios de comunicação.

Profissionais assim são indispensáveis em qualquer empresa que deseja manter uma boa comunicação entre seus clientes, funcionários, prestadores de serviço e outras instituições.

Percebeu o quanto a Comunicação Institucional é importante? Conheça também a importância da Cultura Organizacional, clicando aqui.

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