O mercado anda cada vez mais exigente, e as vezes deixamos passar alguns erros que acabam prejudicando o crescimento em nossa careira. Com isso, o Grupo Asserth listou algumas dicas do que NÃO se deve fazer para se conquistar evolução em seu dia a dia como profissional. Confira:
Foco apenas na parte técnica
Muitas vezes alguns comportamentos negativos acabam estragando um bom profissional, quanto mais crescimento você tiver em sua carreira mais a sua capacidade de ouvir os demais será exigida, reportar as decisões e ser como um pilar entre a diretoria e os colaboradores. Saber ouvir, ser prestativo, ter respeito e aceitar as pessoas que pensam diferente de você, não tem a ver com capacidade técnica e operacional.
Investimentos em cursos e especializações não vão adiantar de nada caso o colaborador não esteja preocupado com essa parte. Pergunte a seus pares como eles lhe enxergam como profissional e procure a melhora analisando os defeitos e qualidades citadas.
Cuidado com a síndrome do “não vale de nada”
Procure fugir da mesmice e aproveite todas as oportunidades de crescimento como cursos e aprendizados no dia a dia, muitas vezes o colaborador se preocupa em fazer apenas o que foi solicitado, porém hoje em dia o mercado exige muito mais! Fazer mais do mesmo fará você virar apenas mais um, diante de um mercado onde líderes e gestores procuram colaboradores de múltiplas funções.
Segurar conhecimento/informação
Muitas pessoas não dividem o conhecimento por medo de perder sua posição ou até mesmo por ignorância. Porém isso acaba atrasando o próprio colaborador já que aprendemos com a troca de conhecimentos, líderes e gestores acabam cortando esse tipo de pessoa já que não agregam em nada para as equipes.
Falta de visão de futuro
Muitas vezes, o profissional até tem uma ideia vaga do que gostaria de ser, mas nem sempre consegue efetivamente se enxergar no posto almejado. Nesse caso, a não existência de uma visão de futuro pode contaminar o planejamento de carreira e, consequentemente, levar esse profissional ao insucesso.
É simples: trace planos de curto, médio e longo prazos, assim você terá uma ideia clara de onde quer chegar e o que precisa para alcançar esses objetivos.
A verdade é que, seja por falta de conhecimento ou de maturidade, bem como por excesso de ansiedade, não é nada difícil cometer erros que afastem oportunidades de desenvolvimento. Então, o melhor a se fazer é se policiar e aprimorar nossos conhecimentos.
Gostou das nossas sugestões? O que acha de conferir algumas dicas sobre o tão famigerado, currículo? Clique aqui e saiba mais.