Sistemas de Recursos Humanos – Entenda o que é e quais os benefícios

0
2454
sistemas-de-recursos-humanos-entenda-o-que-e-quais-os-beneficios

Os Sistemas de Recursos Humanos são encarregados de atrair, aperfeiçoar e manter a força de trabalho da empresa, ajudando a identificar funcionários potenciais e selecionar novos talentos.

A nível estratégico os Sistemas de Recursos Humanos selecionam habilidades, escolaridade, e competências para os tipos de cargo que se enquadram nos planos de negócio.

Já no nível de gerência, os Sistemas de Recursos Humanos monitoram o recrutamento, alocação e remuneração de funcionários e no operacional registram o recrutamento e colocação de funcionários da empresa. Eles também descrevem funções relacionadas ao treinamento e elaboração de planos de carreira.

Com estes sistemas, a relação de dependência dos funcionários com RH torna-se menor, permitindo que o setor concentre-e  em funções estratégicas para o cumprimento dos objetivos da empresa, tais como gestão de mudanças, aquisição, retenção e desenvolvimento de talentos, gestão do desempenho e/ou gestão do clima organizacional.

Dessa forma, os SRH permitem que os chefes e supervisores realizem avaliações e desenvolvam táticas operacionais com base em dados mais claros e acessíveis.

Nas avaliações de desempenho, por exemplo, os sistemas de os Sistemas de Recursos Humanos contam com ferramentas que possibilitam a avaliação do empregado não só por seu supervisor direto, mas também por seus parceiros de trabalho e, em alguns casos, até por fontes externas, como fornecedores ou clientes.

Principais benefícios do Sistema de Recursos Humanos

Aumento da produtividade

Os Sistemas de Recursos Humanos podem contribuir e automatizar processos mais complexos, como o cálculo da folha de pagamento, um trabalho complicado e que toma um tempo grande do departamento.

Dinamismo dos processos de RH

Através de um sistema automatizado a empresa reúne informações dos projetos e oferece aos profissionais do setor uma precisão maior na hora de analisar o trabalho, o que minimiza os problemas e as falhas.

Satisfação dos colaboradores

Fazer com que o funcionário se sinta importante e parte da estratégia da empresa, esse é um dos maiores desafios do departamento de recursos humanos, e um sistema automatizado facilita o acesso a informações importantes, de forma rápida e eficaz, trazendo a sensação de pertencimento.

Redução de custos

Outro benefício os Sistemas de Recursos Humanos oferecem é a redução dos custos das tarefas administrativas. Apesar do alto investimento inicial, os seus custos de manutenção costumam ser muito baixos e, em médio e longo prazos, têm impacto muito positivo sobre os resultados, remunerando amplamente o investimento. Além disso, a adoção da tecnologia abre portas para iniciativas mais importantes, como os programas de capacitação.

Quer melhorar ainda mais os processos da sua empresa? Conheça também o SIG e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui