SIC, Sistema de Informação Contábil – Entenda o que é

0
13747
sic-sistema-de-informacao-contabil-entenda-o-que-e

O Sistema de Informação Contábil, ou SIC, é uma importante ferramenta no fornecimento de informações aos usuários internos e externos de uma empresa e é um dos componentes do Sistema de Informação Gerencial. A competitividade mercadológica e o recente processo de globalização, fizeram os gestores de empresas contarem cada vez mais com os relatórios contábeis em busca de informações que possam ser úteis para o gerenciamento empresarial.

O SIC interage com o meio interno e externo para capturar dados contábeis a serem processados e produzirem informações contábeis úteis aos usuários internos e externos.

Através do SIC, as organizações passam a dispor de um conjunto de informações monetárias e não-monetárias de seu patrimônio, proporcionando maior segurança nas decisões, reduzindo as vulnerabilidades do processo de gestão e de decisão, principalmente em questões da área econômica e financeira.

Utilizando metodologias da Contabilidade, as organizações conseguem uma visão das possibilidades e limitações dos recursos de que dispõe para alcançar os objetivos e as metas pré-estabelecidos. Todos os eventos organizacionais passíveis de mensuração monetária são captados e processados através do SIC e apresentados em diversas formatações e meios.

No processo de captação e processamento de dados e de produção de informações, o SIC desenvolve um canal de comunicação com o ambiente organizacional em que está inserido e com o ambiente externo. O resultado gerado pelo SIC auxiliará na compreensão do desempenho organizacional e das ações gerenciais.

Dessa forma, as necessidades dos usuários, especialmente dos gestores internos, acerca dos eventos que afetam o patrimônio, podem ser atendidas através do SIC. Os gestores necessitam com maior frequência e grau de detalhamento das informações geradas pelo SIC, para atender às constantes demandas das funções gerenciais.

Pontos da gestão financeira e econômica, como receitas, despesas, orçamentos, investimentos, recursos em caixa, estoques, contas a receber, contas a pagar, lucro/prejuízo, são exemplos de informações produzidas pelo SIC.

Cada uma dessas áreas representa um subsistema do SIC, que atuam de forma integrada fazendo com que seus objetivos sejam alcançados.

Lembrando que para o SIC cumprir o seu papel é necessário que os gestores estejam preparados para receber, compreender e utilizar as informações produzidas pelo sistema, no âmbito das decisões que lhes cabem na organização.

Com essa base informacional, esses usuários passam a dispor de melhores condições para controlar o patrimônio, realizar projeções, reavaliar decisões passadas, acompanhar o cumprimento das metas e das políticas traçadas.

Entendeu como funciona o SIC? Conheça também as vantagens de ter um bom Atendimento Digital, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui